Figueira da Foz: Álvaro Maia é pioneiro do Carnaval de Buarcos

Posted by
Spread the love

DR

Funcionário da Junta de Buarcos (e também da de Buarcos e São Julião), músico, compositor, letrista, ator amador, elemento do Ranho das Cantarinhas, praticante de artes marciais e subempreiteiro. Antes de se aposentar, o que aconteceu recentemente, Álvaro Maia, de 70 anos, lá ia respirando nos intervalos da sua multifacetada vida ativa.
Álvaro Maia é o rei do Carnaval de Buarcos/Figueira da Foz deste ano, tendo a seu lado a ex-concorrente do “Big Brother” Bruna Gomes. “Sinto-me satisfeito por ser o rei. Sou prata da casa. Foi o presidente da câmara [Santana Lopes] que convidou e fiquei contente por se ter lembrado de mim”, disse o buarcosense ao DIÁRIO AS BEIRAS.
A primeira vez que integrou as cortes da alegria e da reinação foi nos anos 70 do século passado, integrando a comitiva real do Carnaval de Buarcos. “Foi a primeira vez que houve reis. Antes, realizava-se o Entrudo, não havia samba [nem outros elementos do atual modelo da festa carnavalesca local]. Andávamos na rua a meter-nos com quem passava”, recordou Álvaro Maia.
Nos tempos em que a Figueira da Foz não tinha escolas de samba – neste momento, tem três: Unidos do Mato Grosso, A Rainha e Novo Império – e o Carnaval era à moda portuguesa, “a música era de saxofone” e com repertório a condizer com a festa, afiançou Álvaro Maia.
Acerca da parceira de trono, o rei considerou que Bruna Gomes é uma boa escolha para as funções de rainha. “Foi uma boa aposta. É bastante conhecida. Acho bem que tragam gente nova. As figuras públicas trazem mais gente”, defendeu.
O rei do Carnaval de Buarcos/Figueira da Foz é um dos buarcosenses mais populares no território figueirense, e em municípios vizinhos. De resto, afiançou: “Fui sócios de muitas coletividades do concelho. Sempre colaborei com o associativismo”. Por outro lado, era baterista do conjunto de baile Top 7, que fundou.

Ler notícia completa na edição de hoje do DIÁRIO AS BEIRAS

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.