Coimbra: Instituto Miguel Torga esperou quase 10 anos pelos novos estatutos

Spread the love

DR

Foram publicados este mês os estatutos do Instituto Superior Miguel Torga (ISMT), quase 10 anos depois de um longo processo de indefinição relativamente à tutela daquele estabelecimento de ensino superior.
“O processo de elaboração dos estatutos resultou de um diálogo conjunto entre Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) e o ISMT. Esperamos agora entrar numa zona de estabilidade”, afirmou ontem Luís Marinho, membro da Comissão de Gestão do instituto.
Publicados os estatutos, será agora necessário convocar eleições para todos os órgãos do ISMT. Contudo, este processo deverá ser demorado, tendo em conta a constituição do Conselho de Direção. O órgão terá que ser composto por cinco pessoas: dois autarcas e três professores que a CIM entenda terem o perfil adequados às funções.
“A CIM também tem que fazer consultas internas. É, por isso, um processo complexo porque se trata de 19 municípios”, notou Luís Marinho.
O atual membro da Comissão de Gestão refere ainda que o verdadeiro problema reside no facto de os atuais estatutos “serem comuns aos das universidades portuguesas” quando, na realidade, “o ISMT é uma escola privada”.

Ler notícia completa na edição de hoje do DIÁRIO AS BEIRAS

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.