25 de Abril: Forças políticas de Coimbra unem-se na organização de almoço de confraternização

Posted by
Spread the love

DB/Foto de Ana Catarina Ferreira

Várias forças políticas de Coimbra uniram-se para preparar um almoço de confraternização, no dia em que se celebram os 50 anos da Revolução dos Cravos, “mobilizando pessoas” para o habitual desfile que assinala o 25 de Abril.

“Singelamente acordámos em fazer uma grande confraternização no dia 25 de Abril, não competindo com outras iniciativas, e até ajudando a mobilizar pessoas para o desfile de manifestação que se realiza depois, às 15:00”, anunciou Jorge Gouveia Monteiro, do movimento Cidadãos por Coimbra (CpC).

Em conferência de imprensa, que decorreu hoje, ao final da manhã, junto ao Monumento ao 25 de Abril, a poucos metros do edifício que há 50 anos era a sede da PIDE (Polícia Internacional e de Defesa do Estado) em Coimbra, Jorge Gouveia Monteiro informou que o almoço de confraternização terá lugar no Jardim da Sereia, pelas 12:30.

Será aberto a toda a população e terá “um preço inclusivo”, que ainda não está definido.

“Estamos gostosamente juntos, porque achamos que não faz nenhum sentido, em matérias que nos são comuns e com preocupações que nos são comuns, andarmos necessariamente separados, cada um na sua”, acrescentou.

Partido Socialista, Bloco de Esquerda, Partido Livre e PAN juntaram-se ao Cidadãos por Coimbra, e, desde dezembro do ano passado, vêm desenhando esta iniciativa que tem como lema “Muita Força Abril!”.

“O que nos congregou foi uma perceção de falta de democraticidade na condução dos destinos da nossa cidade. Podemos desfiar exemplos, são muitos de uma trajetória, porque já não se baseia só num ponto ou dois: há um conjunto de pontos que define uma trajetória de declínio da vida democrática no nosso município e isso preocupa-nos”, referiu.

Jorge Gouveia Monteiro justificou a realização desta iniciativa com a necessidade de a população de Coimbra receber um sinal das forças que não constituem a maioria do executivo camarário que governa o concelho.

“Governa muito restritamente e confiando só em si própria. O povo de Coimbra precisa de um sinal de que quem não se revê nesta maneira de conduzir os destinos da cidade e de quem é capaz de cooperar e de fazer coisas em conjunto, sem nenhuma agenda”, evidenciou.

Questionado sobre a ausência do PCP na organização desta iniciativa, Jorge Gouveia Monteiro explicou que o partido foi convidado desde a primeira reunião e que “ainda está a tempo”, uma vez que ainda faltam dois meses para o almoço de confraternização.

A conferência de imprensa contou também com a presença do socialista Luís Marinho, presidente da Assembleia Municipal de Coimbra, que realçou que a escolha do local para o almoço de confraternização não foi feita ao acaso, ficando a entrada do Jardim da Sereia virada para a Praça da República, “uma das praças simbólicas em Portugal”.

“Primeiro porque significa a República e o 25 de Abril também é concretização dos princípios dos valores da República. Vale a pena lembrar os valores da República, que são os valores da liberdade, igualdade da justiça social”, disse, acrescentando que “a liberdade é lúdica, é um prazer”.

“Escolhemos este sítio ligando a República, os estudantes, a vida académica, os sonhos das pessoas, ao verde, ao ambiente, a este extraordinário Jardim que é tão pouco frequentado, infelizmente. A ideia é fazer uma comemoração feliz, como o cartaz muito bem manifesta”, sustentou.

Com os presentes partilhou que a liberdade conquistada pelo 25 de Abril trouxe felicidade, que é uma finalidade da vida das pessoas.

“Não é por acaso que vamos para ali, pelo simbolismo do espaço, sem querer pôr em causa, a multiplicidade de iniciativas que a cidade e o país vai ter durante estes meses, praticamente até ao fim do ano. Faço parte da Comissão Municipal do 25 de Abril e são dezenas de iniciativas”, concluiu.

Na apresentação do almoço convívio estiveram também Graça Simões, do CpC, Pedro Cravinho Serra, do Livre, Ana Carolina Gomes, do Bloco de Esquerda, e João Fontes da Costa e Emanuel Candeias, pelo PAN.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.