Seia celebra 46 anos de Feira do Queijo Serra da Estrela

Spread the love

A cidade de Seia, no distrito da Guarda, organiza no fim de semana de Carnaval a 47.ª edição da Feira do Queijo Serra da Estrela, para promover os produtos regionais e o encontro entre produtores.

A Câmara Municipal de Seia afirma que esta é “uma oportunidade para degustar os melhores produtos da região, experiência complementada pelo contacto direto com quem os produtores”, refere numa nota enviada hoje à agência Lusa.

O certame, que vai decorrer no Mercado Municipal de Seia, de 10 a 13 de fevereiro, promete reunir “o que de melhor se produz no setor agroalimentar, com especial destaque para o Queijo da Serra da Estrela”, destaca a autarquia.

Ao queijo juntam-se os enchidos serranos, o pão de centeio, o vinho do Dão Sub-região da Serra da Estrela, o mel e o azeite, entre outros.

Vão participar no evento “meia centena de expositores, entre produtores de queijo (pastores, queijarias tradicionais, queijo DOP e unidades fabris) e de produtos regionais de reconhecido valor”, assinala a autarquia.

Na área envolvente ao Mercado Municipal, estará representada a atividade da pastorícia com a Quinta do Pastor, recriada com animais da quinta e a horta criada pelo Centro de Interpretação da Serra da Estrela.

A autarquia salienta também que este é a ocasião para “os pastores apresentarem os seus melhores exemplares no Concurso de Ovinos e Caprinos da Serra da Estrela”, organizado pela Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela (ANCOSE). Será também possível conhecer “o fiel companheiro do pastor, o Cão Serra da Estrela”, numa mostra assegurada pela Liga dos Criadores e Amigos do Cão Serra da Estrela (LICRASE).

A Feira inclui ainda espaço para o artesanato numa parceria com a Associação de Artesãos da Serra da Estrela. Haverá ainda demonstrações culinárias e tasquinhas dinamizadas pelo associativismo local, que “proporcionarão excelentes momentos de degustação e convívio”.

Está ainda prevista a produção do Maior Queijo de Ovelha de Seia, (na tarde do dia 12) e de enchidos, ao vivo (tarde do dia 13), atividades que irão envolver vários produtores do concelho.

O programa inclui vários momentos de animação, dinamizados por bandas filarmónicas, ranchos folclóricos e outros grupos de música tradicional.

A Feira do Queijo é promovida pelo município de Seia, em colaboração com a Associação de Artesãos da Serra da Estrela, a LICRASE, a ANCOSE e a Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha, com o apoio do Turismo Centro de Portugal.

O certame abre todos os dias às 10:00 e termina às 20:00, com exceção do dia de Carnaval (dia 13) em que o encerramento será antecipado para as 16:00. As tasquinhas durante os primeiros três dias encerram às 23:00.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.