Previdência Portuguesa promove literacia financeira junto dos mais novos

Spread the love

DR

A Previdência Portuguesa vai dinamizar, durante este ano, um projeto de literacia financeira junto de escolas do 1º ciclo da zona Centro e de algumas IPSS que apoiam a infância e a juventude, através da proteção e integração social.

Consciente do baixo nível de literacia financeira em Portugal, a Previdência Portuguesa está a desenvolver um projeto para “atacar o problema à nascença”, ou como quem diz, desde bem cedo, junto dos mais pequenos..

Direcionado para os mais novos, o projeto procura construir as primeiras bases para uma boa gestão do dinheiro, apresentando de forma ajustada conceitos como poupança, diferentes gastos, tais como necessidades e desejos, explicar de onde vem o dinheiro e o que é um orçamento.

Através de um inquérito realizado pela Comissão Europeia, em Portugal apenas 11% da população tem níveis elevados de literacia financeira, o que contrasta com a média europeia que indica que 18% dos europeus têm níveis elevados de literacia financeira.

“Verificamos várias vezes que as situações precárias das famílias são resultado da falta de literacia financeira. Procuramos colmatar estas dificuldades, cultivando desde cedo a consciência da importância de poupar. Com este projeto pretendemos ir mais longe e a apoiar o desenvolvimento da literacia financeira, que, sendo a base para a poupança, tem um alcance maior, e influencia diversos aspetos económico-financeiros da população em geral”, afirma João Carvalho, diretor comercial e de Marketing da Previdência Portuguesa.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.