Penacova: Primeiro “Condomínio de Aldeia” no concelho instalado no Chainho

Posted by
Spread the love

CM Penacova

Apoiar e aumentar a capacidade de resiliência de aldeias localizadas em territórios vulneráveis de floresta, melhorar a gestão de combustíveis em redor das populações ou reflorestar o território com espécies autóctones são alguns dos desígnios que estão na base do projeto “Condomínio de Aldeia”. O Chainho, no município de Penacova, é a mais recente aldeia envolvida neste projeto que é gerido pelo Fundo Ambiental, cuja entidade gestora é a Secretaria-Geral do Ministério do Ambiente e Ação Climática.
“O Chainho fica a meia encosta, numa zona densamente povoada por eucalipto e de risco elevado de incêndio. É uma aldeia que tem todas as características necessárias para a implementação do projeto”, assegurou o presidente da Câmara de Penacova, Álvaro Coimbra.
O projeto introduz “medidas de autoproteção” no Chainho, ajudando assim os habitantes numa situação de combate a incêndio. “A aldeia tem agora dois kits de incêndio ligados à rede de água” que podem ser utilizados pelos habitantes. Foi também construído “um anel de segurança à volta da aldeia”, revelou Álvaro Coimbra, tendo também sido promovida “uma reflorestação” que substituiu os eucaliptos por “árvores de combustão mais lenta”, contou o autarca. Foi também recuperado um “antigo fontanário” e um “tanque de água”.

Ler notícia completa na edição impressa e digital de hoje do DIÁRIO AS BEIRAS

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.