Opinião: Ser médico

Posted by
Spread the love

Há cerca de um mês, numa conferência enquadrada na celebração do Dia da nossa Faculdade de Medicina (UC), dissertei sobre este tema perante uma audiência de estudantes e de médicos: Ser Médico. O que é que pensam, hoje, doentes, estudantes de medicina e médicos, do ser (bom) médico?
Num inquérito promovido entre os doentes por um grupo hospitalar privado português, competência ( 87%), empatia ( 49%), experiência ( 47%), disponibilidade ( 42%), clareza ( 38%), saber ouvir ( 35%) e pontualidade ( 14%) foram as características mais apontadas. Curiosamente, pela última, o doente parece não se importar de esperar pelo médico desde que venha um bom e competente!
Num outro inquérito, efetuado numa universidade americana entre estudantes de medicina, apontavam-se as seguintes razões para ser médico: ajudar os outros, o fascínio da Medicina, confiança e honra, influência e respeito, outras oportunidades, capacidade de construir relacionamentos significativos, estabilidade de emprego, remuneração elevada, ser um líder e encontrar novas oportunidades. Apenas a primeira tem uma relação direta com os doentes, as outras são essencialmente pessoais. Visto de outro modo, o bem do médico parece ser mais importante que o do doente!
Não me parece que as conclusões deste último estudo possam ser generalizadas, mas é por demais evidente que já lá vão os tempos do (Dr.) João Semana, bem descrito por Júlio Dinis no romance As Pupilas do Senhor Reitor ( 1867 ) e, mais recentemente, por Fernando Namora em Retalhos da Vida de um Médico ( 1949 ). Ser médico não tem de ser exatamente um sacerdócio, como sugerem alguns. Tão-pouco significa ser um super-herói. Ser médico é, apesar de tudo, algo simples, singelo. É um sentimento que acompanha o verdadeiro doutor desde a infância: é gostar de gente, das relações humanas, olhar o outro com respeito e tratá-lo com amor, com dignidade.
“Gostar de gente: isso é ser médico”, escreveu recentemente Antonio Carlos Lopes, presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica. “Para o médico, isto traz consigo uma necessidade de atualização contínua, de leituras científicas frequentes, de presença em congressos médicos e discussões sobre as melhores práticas clínicas com os colegas. A responsabilidade aumenta. A satisfação de fazermos o tratamento mais correto, através da ciência, também se eleva. Ser médico torna-se, então, em ser três pessoas numa: cientista, professor e amigo”.
Quem sou eu, médico? Eu vivo para você. Sou o seu médico, todos os dias da minha vida – e não apenas hoje. Quando se escolhe exercer a Medicina, esta escolha vem associada a um amor profundo pelo ser humano. Uma dedicação intensa à aprendizagem que visa salvar vidas. Uma opção por estudar e aprender todos os dias, pelo resto de nossas vidas, focando em como tornar melhor o atendimento ao doente que nos procura para a resolução dos seus problemas de saúde.
A Medicina é uma ciência em constante mudança, em atualização contínua. Os métodos de tratamento são permanentemente modificados e melhorados. Nos últimos 100 anos conseguimos, através das melhores evidências científicas disponíveis, modificar todo o espectro do cuidado à saúde, reduzindo a mortalidade, elevando a qualidade de vida das pessoas aumentando e a sua expectativa de vida. “Sendo a Medicina a última profissão romântica, ela será sempre de melhor qualidade quando praticada por homens e mulheres de cultura” disse João Cid dos Santos, um dos maiores vultos da Medicina portuguesa.
Mas como será a medicina do futuro? Os médicos estarão a receber a formação adequada para fazer face aos novos desafios sociais? Será possível preservar a relação íntima que se estabelece no ato médico, ou este irá ser cada vez mais impessoal? Como escreveu Bicha Castelo, um eminente professor e cirurgião de Lisboa “a inimaginável explosão que se antevê nos domínios dos saberes tem tal dimensão e a tecnologia irá oferecer meios tão sofisticados à ciência, que tenderão a conduzir o homem para domínios tão íntimos de conhecimento que poderão eventualmente levar à profanação da condição e dignidade humanas, que seria imprescindível evitar”.
Em conclusão, o amor ao próximo, é a essência do SER MÉDICO.
Ser médico: É dar de si eternamente / Partilhar a dor do doente / Torná-lo confiante e forte / É ser presente na vida e na morte (Luciano Spagnol – poeta brasileiro).

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.