Góis avança com projetos para requalificar dois imóveis para habitação social

Posted by
Spread the love

DR

A Câmara de Góis está a avançar com os projetos de requalificação de dois edifícios para criar três fogos para habitação social, no âmbito da Estratégia Local de Habitação.

Fonte da autarquia confirmou à agência Lusa que estão em execução os projetos de obras para transformar a antiga Escola de Milreu em duas habitações e a Casa das Cortes noutro fogo de habitação destinados ao programa de apoio à habitação “1.º Direito”.

A mesma fonte adiantou que a Câmara está a preparar as candidaturas para financiar as obras de requalificação dos dois imóveis.

Em dezembro de 2022, o município de Góis aprovou, por unanimidade, a Estratégia Local de Habitação, que prevê intervenções em quatro eixos e o apoio a 68 famílias, num investimento global de 8,28 milhões de euros (ME).

A autarquia alicerça a sua estratégia em quatro prioridades: garantir habitação condigna para todos, reabilitar o parque habitacional e o espaço urbano, atrair e fixar residentes nos núcleos urbanos e animar e recuperar a centralidade dos núcleos históricos.

No primeiro eixo, para resposta abrangente às carências habitacionais das populações mais desfavorecidas, está previsto um investimento de 2,14 milhões de euros. O objetivo, de acordo com o levantamento efetuado, é garantir habitação condigna a 65 famílias (105 pessoas) que apresentam carências habitacionais.

Para promover a reabilitação do parque habitacional nas áreas urbanas mais degradadas, o município de Góis estima um investimento de 2,44 milhões de euros.

Ainda no âmbito da Estratégia Local de Habitação, a autarquia incluiu uma dotação de 2,95 milhões de euros para animar e recuperar a centralidade dos núcleos históricos, mais 750 mil euros para atrair e fixar residentes nos núcleos urbanos da vila e das aldeias.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.