Projeto “Estou Cãotigo” combate solidão dos idosos em Mortágua

Spread the love

Vai ter lugar no próximo dia 18, em Mortágua, a apresentação pública do projeto “Estou Cãotigo”, que junta várias entidades locais e a intervenção de Cães de Ajuda Social.
Promovido pela Associação Beira Aguieira de Apoio ao Deficiente Visual (Escola de Cães-Guia de Mortágua), o projeto conta com a parceria do Município de Mortágua, Santa Casa da Misericórdia e Fundação Centro Balmar (as duas IPSS beneficiárias do projeto), a Caixa Geral de Depósitos (Caixa Social) e BPI (Fundação La Caixa) como entidades financiadoras. A apresentação terá lugar pelas 18H00, no edifício-sede da ABAADV, situada no Chão do Vento.

Equipas apoiam os idosos

Este projeto consubstancia-se na intervenção assistida por animais (utilização de cães da Escola de Cães – Guia de Mortágua) junto dos utentes daquelas duas IPSS locais, institucionalizados ou com apoio domiciliário, com vista ao seu estímulo cognitivo, emocional e motor, promovendo, dessa forma, a manutenção dos seus índices de bem-estar e de qualidade de vida.
Após um projeto concluído de “Capacitação” no âmbito do lnovSocial, em 2019, a ABAADV ficou com a sua equipa técnica capacitada e habilitada a promover e executar outro tipo de intervenções com os Cães de Ajuda Social, para lá da sua especialidade dos Cães-Guia para Cegos, que desenvolve há 24 anos, sendo a única escola do país a fazer trabalho nesta área.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.