Coimbra celebra os 50 anos da revolução com o tema “Abril por Dizer”

Posted by
Spread the love

Foto/Município de Coimbra

A Câmara Municipal de Coimbra apresentou hoje a comissão que irá organizar as comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos no concelho, que terá como tema “Abril por Dizer”.

A comissão, apresentada hoje na Casa-Museu Miguel Torga, é constituída pelo presidente da Assembleia Municipal de Coimbra, Luís Marinho, o vice-reitor da Universidade de Coimbra (UC) Delfim Leão, a diretora do Centro Cultural Penedo da Saudade, Cristina Faria, a presidente da associação Há Baixa, Catarina Pires, o coordenador intermunicipal do Plano Nacional das Artes, António Cerdeira, o antigo diretor do Conservatório de Música de Coimbra Manuel Rocha e a coordenadora intermunicipal da Rede de Bibliotecas Escolares, Helena Duque.

A comissão agora apresentada irá desenhar um programa de comemorações que se irá concentrar com vários espetáculos e atividades culturais no final de setembro, de forma a evitar algum tipo de “saturação” em abril de 2024, explicou Delfim Leão.

Segundo o vice-reitor da UC, o tema será “Abril por Dizer”, para se trabalhar em torno daquilo que “falta contar e descobrir”, numa programação que procurará estar junto das comunidades e que não se irá fechar no centro da cidade, mas que quer chegar a todo o território do concelho.

“Haverá uma reflexão do passado, mas sempre projetando o trabalho para o futuro”, salientou Delfim Leão, referindo que a ideia de concentrar as propostas desta comissão para o final de setembro vai permitir envolver a população estudantil.

Para este elemento da comissão, há uma preocupação “de envolver toda a gente” num processo criativo e de reflexão que se pretende que seja aberto a todos.

“Há uma geração que nasceu depois do 25 de Abril e que será convidada para esta discussão. Queremos sublinhar a ideia de que esta comissão possa trabalhar num conjunto de iniciativas diversificado”, vincou Manuel Rocha, notando que se pretende que, em setembro, possa haver “uma dimensão de festa” na proposta de programação.

Catarina Pires notou que “falta esclarecer” com que meios humanos e financeiros a comissão irá trabalhar.

Presente na apresentação da comissão, o presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, questionado sobre o assunto, referiu que o orçamento para as comemorações ainda não está fechado.

O programa comemorativo será apresentado posteriormente, com a comissão a desafiar a comunidade a propor ideias que possam envolver todo o concelho e todos os géneros artísticos.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.