Projeto-piloto vai recolher reciclagem porta-a-porta na zona norte de Coimbra

Posted by
Spread the love

FOTO MUNICÍPIO DE COIMBRA

Um projeto-piloto vai assegurar a recolha da reciclagem porta-a-porta na zona norte do concelho de Coimbra, em mais de 8.000 moradias, num investimento de 1,5 milhões de euros da Empresa de Resíduos Sólidos Urbanos do Centro (ERSUC).

O projeto, lançado e apresentado hoje em Torre de Vilela, no norte do concelho, prevê abranger 8.300 moradias, a distribuição de 25 mil contentores e cinco viaturas para assegurar os circuitos de recolha, num investimento de 1,5 milhões de euros, afirmou o administrador da ERSUC Bruno Tomé.

Segundo o responsável, foi feito um estudo de viabilidade técnica e económica do projeto, que espera aumentar em média 2,5 vezes a recolha de reciclagem nas localizações abrangidas.

O projeto está agora num momento de sensibilização e de contacto com a população nas zonas abrangidas para aderirem a este tipo de recolha da reciclagem.

De acordo com Bruno Tomé, quem adere fica com os três contentores dentro da sua moradia e, no dia da recolha (que varia para papel, plástico e vidro), deixa o contentor respetivo fora da moradia.

“Não há melhor forma de sensibilizar o cidadão [para a reciclagem] do que disponibilizar este serviço. Tem um custo elevado, mas é um método que nos permite atingir quantidades de recolha por munícipe muito superiores à recolha tradicional de ecoponto”, salientou o presidente da ERSUC, Miguel Lisboa.

O responsável salientou que espera que este projeto possa levar a uma “mudança de comportamento das pessoas”, tendo um prazo de implementação de seis meses, cujo sucesso será avaliado ao longo do tempo.

“Este é mais um dos momentos revolucionários que estamos a viver a nível ambiental, porque se muda um paradigma. As pessoas, até aqui, para fazer reciclagem, tinham de se deslocar aos ecopontos, que nem sempre estavam em proximidade e, quanto mais longe estavam, mais necessária era a consciência ambiental das pessoas”, salientou o presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, durante a apresentação do projeto.

O autarca realçou ainda que a Câmara de Coimbra tem como objetivo chegar “aos zero resíduos” produzidos, tendo como ambição “acabar com os aterros no concelho, por se tornarem desnecessários”.

“Este caminho de irmos ao encontro das pessoas é fundamental”, vincou.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.