Projeto de requalificação da Escola José Falcão em Coimbra concluído em 2024

Posted by
Spread the love

Arquivo DB- Ana Catarina Ferreira –

O projeto de intervenção e de investigação para a reabilitação da Escola Secundária José Falcão em Coimbra deverá estar concluído no próximo ano, disse hoje o presidente da Câmara da cidade.

No final da assinatura do contrato interadministrativo de cooperação entre a Câmara Municipal e a Universidade de Coimbra (UC) para a realização do projeto, José Manuel Silva referiu que todo este processo foi “complexo”, dado que é “novo” este tipo de contrato interadministrativo.

“Foi um processo longo, exigente, em termos de competências e de trabalho”, sublinhou.

Questionado pelos jornalistas sobre quando ficará concluído o projeto, o autarca disse que deverá estar pronto no próximo ano, para, posteriormente, ser candidatado a verbas do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência).

Segundo o cronograma, os projetos devem estar prontos dentro de 18 meses e a obra concluída em 39 meses, totalizando 42 meses de ações.

No âmbito desta cooperação, o município confia à Universidade, por intermédio do Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia, com o suporte de diferentes faculdades e departamentos da UC, a execução de todas as prestações inerentes à aquisição de serviço especializado de elaboração do projeto de arquitetura e especialidades para a reabilitação daquele espaço.

“[A escola] é uma referência na cidade. Todos reconhecemos isso. Portanto, creio que a sua requalificação era e é uma necessidade da cidade. Congratulo-me com o facto de a Câmara Municipal tomar este passo”, afirmou, na sua intervenção, o reitor da UC, Amílcar Falcão.

De acordo com a autarquia, está prevista a elaboração de estudos e projetos preliminares, assim como um projeto (com estudo prévio, anteprojeto, projeto de licenciamento, incluindo relatório prévio e pedidos de parecer, a submeter à Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC) e à Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), projeto de execução e assistência técnica, na fase de concurso e adjudicação de empreitada, e acompanhamento de obra.

A equipa da UC será coordenada por João Mendes Ribeiro e Gonçalo Canto Moniz, ambos docentes de arquitetura, num trabalho que junta académicos da Universidade de várias áreas, como ciências da educação, sustentabilidade e diferentes ramos de engenharias.

“Sinto-me privilegiada por ter a honra de, no meu mandato, ver finalmente aberto o caminho para que a Escola seja objeto da reabilitação e intervenção há tanto necessária e desejada”, frisou, durante a mesma sessão, a diretora da Escola Secundária José Falcão, Isabel Lopes.

De acordo com a previsão do faseamento da obra serão gastos 210.330 euros este ano, 350.550 euros no próximo ano e 14.022 euros, em 2025.

Os anos de 2026 e 2027 terão a verba de 63.099 euros, totalizando o investimento global de 701.100 euros.

A Escola Secundária José Falcão integra a lista das escolas identificadas como prioritárias para recuperação/reabilitação, estando classificada como ‘Muito Urgente’.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.