GNR deteta descarga ilegal de efluentes pecuários em Pombal

Posted by
Spread the love

O Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR detetou uma descarga ilegal de efluentes pecuários, no concelho de Pombal, na terça-feira, informou hoje aquela força policial.

No decurso de uma ação de patrulhamento numa “vasta zona florestal”, elementos do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) da GNR “detetaram uma descarga de efluentes pecuários diretamente para uma linha de água, alegadamente, provenientes de uma exploração pecuária”, refere, num comunicado, o Comando Territorial de Leiria da GNR.

Os militares conseguiram apurar quer a descarga estava a ser efetuada para a Ribeira de Carnide, afluente da margem esquerda do rio Mondego, tendo sido identificada uma exploração pecuária.

A Guarda elaborou um auto de contraordenação ambiental, que foi remetido à Agência Portuguesa do Ambiente (APA), punível com uma coima cujo valor pode ascender a 240 mil euros, adianta a GNR, que ordenou ao seu responsável a “colocar cobro à referida descarga”.

A Guarda Nacional Republicana, através do SEPNA, tem como preocupação diária a proteção ambiental e dos animais. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520), que funciona em permanência, para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.