Estátua de Baden-Powell voltou a ser vandalizada em Coimbra

Posted by
Spread the love

DR

A estátua de Baden-Powell que se encontra numa rotunda em Santa Clara voltou a ser vandalizada. Desta vez, os estragos são ao nível da base e do chapéu do fundador do Escutismo. Há dois anos, o dano foi de monta, quando a escultura foi decapitada.

O busto, recorde-se, foi colocada em 4 de julho de 2004, em homenagem a Robert Baden-Powell, com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, da Junta de Freguesia de Santa Clara e do Agrupamento 162 de Santa Clara dos Corpo Nacional de Escutas.

O trabalho artístico é do escultor Armando Martinez, a quem a Câmara Municipal de Coimbra encomendou um uma obra de reposição do busto, num investimento de 5.300 euros. A 12 de junho de 2021, o novo busto foi reposto.

Registe-se que, no ano de 2020, outras estátuas de Baden-Powell no mundo foram alvo de críticas, devido a aspetos mais controversos associados ao fundador do escutismo. Em causa estão alegadas afinidades com o nazismo e apoio ao regime de Hitler, assim como racismo.

Em todo o mundo, há mais de 40 milhões de escuteiros, espalhados por mais de 200 países e territórios. Mais de 500 milhões de pessoas já foram escuteiros inclusive pessoas que atualmente ocupam lugares de destaque na sociedade.

Em Portugal, o Corpo Nacional de Escutas (CNE), Escutismo Católico Português, nasceu em Braga a 27 de maio de 1923 e está, este ano, a comemorar o seu primeiro centenário. Atualmente, conta com cerca de 72 mil membros. Mais antiga é a AEP – Associação dos Escoteiros de Portugal, fundada em 1913, mas que nunca obteve a expressão do CNE.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.