Aniversário do GAAC no Mosteiro de Celas

Posted by
Spread the love

 

O GAAC – Grupo de Arqueologia e Arte do Centro vai assinalar, no próximo sábado, dia 20 de maio, o seu 45.º aniversário.
As comemorações envolvem uma visita ao Mosteiro de Celas e ao seu claustro, em Coimbra, seguindo-se de almoço num restaurante próximo.
Fundado em 11 de maio de 1978, o GAAC é uma Organização Não Governamental (ONG) equiparada na área do Ambiente. Tem como objetivos o estudo, conservação, defesa e divulgação do património cultural; promover ações de esclarecimento no sentido da preservação de achados arqueológicos e peças do património artístico e etnográfico; organizar exposições itinerantes para sensibilização das populações.
O GAAC promove e realiza escavações, trabalhos de inventariação do património, estudos e propostas de classificação, restauro e aproveitamento de imóveis de interesse nacional, regional ou local.
De forma regular, o GAAC publica um boletim informativo, promove visitas de estudo, organiza uma biblioteca e um arquivo e dá tratamento museológico ao espólio reunido.
Na sequência de eleições, realizadas a 11 de fevereiro, o GAAC – Grupo de Arqueologia e Arte do Centro passou a ter como presidente da direção Valdemar Rosas. O restante elenco é composto por António Apolinário Lourenço (vice-presidente), Isabel Paiva (secretária), Luísa Simão (secretária) e António Rocha (tesoureiro).

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.