Primeiro radiofármaco da UC permitiu ao país poupar mais de 50 milhões de euros

Posted by
Spread the love

Foto: Paulo Amara l| UC

A ICNAS Pharma, empresa da Universidade de Coimbra (UC), atingiu ontem um novo marco, ao realizar a produção número 5.000 do seu radiofármaco. Lançado em 2012, o radiofármaco FDG UC foi o primeiro radiofármaco português e também o primeiro medicamento lançado por uma universidade portuguesa. É o principal medicamento utilizado nos exames de Tomografia por Emissão de Positrões (PET) para o diagnóstico em oncologia, cardiologia e neurociências.
“Antes da entrada em produção na ICNAS Pharma, a FDG, necessária para a realização dos exames PET no país, era importada de Espanha, com um custo anual de cerca de cinco milhões de euros. A produção nacional deste radiofármaco permitiu, assim, poupar ao país mais de 50 milhões de euros de importações só neste radiofármaco, desde que passou a ser produzido pela ICNAS Pharma”, destaca o diretor do Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS), Antero Abrunhosa.

Mais seis medicamentos colocados no mercado
Para o reitor da Universidade de Coimbra e diretor técnico da ICNAS Pharma, Amílcar Falcão, “este volume de produção é um indicador inequívoco do sucesso da empresa e corresponde a mais um passo para a afirmação do trabalho que é desenvolvido na UC para a área da saúde, assim como afirma a investigação de excelência que fazemos na área das ciências nucleares aplicadas à saúde”.
O radiofármaco FDG UC é utilizado no ICNAS para investigação e também para a realização de exames do SNS. É também distribuído pela ICNAS Pharma para os principais hospitais nacionais, através da FarDiotop, uma empresa incubada no IPN.
Desde o lançamento da FDG UC em 2012, a ICNAS Pharma já colocou no mercado mais seis medicamentos radiofarmacêuticos, fruto da sua investigação.
A produção combinada de todos os radiofármacos produzidos na UC já atingiu as 10.000 produções, tendo estes medicamentos sido utilizados em centenas de milhares de exames de diagnóstico.
Antero Abrunhosa realça que “todos os proveitos da operação da ICNAS Pharma e das patentes relacionadas são reinvestidos em investigação e desenvolvimento na Universidade de Coimbra, criando um verdadeiro ecossistema de investigação, desenvolvimento e inovação único no país”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.