Otimismo marca festa dos diplomados do IPC

Posted by
Spread the love

DB/Foto de Ana Catarina Ferreira

O Grande Auditório do Convento São Francisco, em Coimbra, teve “casa cheia” na tarde de sábado. A cerimónia de entrega das cartas de curso aos alunos que concluíram licenciaturas e mestrados no Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) contou com a presença de várias centenas de alunos, que foram acompanhados por amigos e familiares. Cerca de 250 diplomas foram distribuídos aos estudantes das seis unidades orgânicas /escolas do IPC.
“Este é um ritual que queremos continuar a repetir, pela importância simbólica que tem na vida de quem aqui vem recolher a sua carta de curso”, referiu Jorge Conde, presidente do IPC.
Ao parabenizar os estudantes, o presidente do IPC assumiu que o dia foi “especialmente feliz”, porque “como ex-aluno do Politécnico de Coimbra, estou a comemorar convosco, com as vossas famílias e amigos, o vosso futuro, mas também o futuro do Politécnico de Coimbra”, realçou.

Universidades Politécnicas

Na sua intervenção, Jorge Conde fez questão de relembrar que o IPC e os vários institutos politécnicos conseguiram um reconhecimento que procuravam há muitos anos: a classificação como Universidades Politécnicas. “Vão existir Universidades Politécnicas em Portugal, vão existir doutoramentos nas instituições de ensino politécnico, e somos já a Polytechnic University of Coimbra”, recordou.
“Esta é a primeira semana da nova vida do ensino superior português e do Politécnico de Coimbra. Nada ficará como antes, num ensino superior que passa a ser mais competitivo, mas igualitário e justo nas oportunidades”, considerou. No seu discurso, Jorge Conde deixou ainda uma crítica e uma garantia: “Mesmo se alguns continuarem mais protegidos pelo regime, mais desculpados pelo peso dos anos e mais bafejados pelos rendimentos e pelo património que herdaram, não baixaremos os braços a este desenvolvimento da região e do país”.
Para os alunos que ontem receberam as suas cartas, o presidente do IPC deixou um convite: “Conto que se juntem a mim, como Alumni desta grandiosa instituição, para dela falarmos ao mundo, agora que todos somos Alumni da Politechnic University of Coimbra que, a muito curto prazo, como afirmo há mais de 10 anos, será a Universidade Politécnica de Coimbra”.

Discursos

A cerimónia começou com um momento musical a cargo do grupo d’Anto – Grupo de Fado de Coimbra. Seguiram-se as intervenções da representante das Associações de Estudantes do IPC, Beatriz Vaz, do presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva e da presidente do Conselho Geral do IPC, Maria Manuel Leitão Marques.
Beatriz Vaz parabenizou os estudantes pela conclusão da sua etapa formativa. “Sempre ouviram dizer, ou deviam, que são os estudantes que fazem a instituição onde estudam. Vocês não foram, nem são exceção. Estudar no Politécnico de Coimbra é como estudar numa segunda casa”, realçou.
José Manuel Silva destacou “o momento importante” na vida dos estudantes, tendo também deixado rasgados elogios ao IPC: “O IPC e as suas escolas são um dos ex-líbris da cidade”, disse o autarca. “Em Coimbra formam-se cerca de oito mil estudantes por ano. Isso dá-nos um potencial enorme para a atração de investimento”, referiu ainda José Manuel Silva.
“Obtiveram a capacidade e o método para permanentemente se atualizarem. Vamos ter saudades vossas, mas espero que continuem a contribuir para a instituição, que é feita pelos atuais e antigos alunos”, frisou Maria Manuel Leitão Marques.
As cartas de curso foram distribuídas pelo presidente do IPC, Jorge Conde, que foi acompanhado pelos vários representantes das seis escolas que constituem a instituição.
| Emanuel Pereira

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.