Ginástica: Taça do Mundo de Aeróbica regressa hoje a Cantanhede

Spread the love

DR

Cantanhede volta a receber, já a partir de hoje, o 11.º Open Internacional e a 8.ª Taça do Mundo de Ginástica Aeróbica. A organização é da Federação de Ginástica de Portugal e da Academia Cantanhede Gym.
No Pavilhão de “Os Marialvas, cerca de 620 ginastas e 60 juízes, mais treinadores e chefes de delegação, de mais de duas dezenas de países, incluindo Portugal, vão fazer de Cantanhede o centro mundial da ginástica acrobática.
Haverá lugar igualmente a uma competição de ginastas mais novos, que terá a final na tarde de sexta, dia 24. As finais do Open Internacional terão lugar no sábado, 25, enquanto que as finais da Taça do Mundo serão no domingo.
“A nível internacional, as expectativas e responsabilidade estão sempre muito altas, porque a prova de Cantanhede é neste momento a maior e a melhor Taça do Mundo de Ginástica Aeróbica”, constata Vanda Dias, coordenadora técnica da competição e da Academia CantanhedeGym. Por isso, os melhores ginastas do mundo da disciplina preparam-se arduamente para este palco. “Assim a nossa responsabilidade, compromisso e honra é enorme”, admite.

Reconhecimento para Cantanhede

Segundo Vanda Dias, este evento “permite que Cantanhede seja reconhecida a nível mundial, acolha milhares de ginastas, técnicos, juízes, familiares, jornalistas, fotógrafos e empresários ligados ao desporto, fazendo com que a cidade se transforme no centro da ginástica aeróbica mundial, com reflexos extremamente positivos para o comércio local, hotelaria e restauração”.
Sobre o futuro do evento e da modalidade a nível local, a coordenadora técnica é perentória: “Sonho com o dia em que o evento possa ser organizado num pavilhão específico para a ginástica em Cantanhede, que possa igualmente servir para os treinos dos nossos ginastas. Só desta forma as condições de treino e preparação dos ginastas para este e outros evento podem ser apropriadas, permitindo que a Academia CantanhedeGym possa proporcionar aos seus ginastas condições de treino eficazes, pois neste momento o espaço reduzido de treino e falta de equipamentos de segurança, está a limitar fortemente a evolução dos nossos ginastas”.
E continua, “um pavilhão dedicado à ginástica, de nível internacional poderia aumentar a qualidade da nossa organização e trazer mais eventos, inclusivamente de outras modalidades gímnicas”.
Por seu turno, a Associação de Ginástica do Centro (AGDCentro) assume que “é uma grande honra” ter mais um grande evento internacional da região, ainda para mais coorganizado por um clube filiado na associação.

Trazer grandes provas nacionais e internacionais

“Cada vez mais queremos trazer grandes provas nacionais e internacionais, que possam valorizar ainda mais o excelente trabalho dos nossos clubes, mostrando, a quem governa, que a ginástica cada vez mais merece investimento em infraestruturas dedicadas e de qualidade, como sejam pavilhões que sirvam para os treinos dos clubes e para receber grandes eventos gímnicos”, afirma a ADGCentro.
Os bilhetes para a competição podem ser comprados na plataforma online ticketline.pt.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.