Figueira da Foz: Ricardo Mestre anuncia ULS com sede no hospital

Posted by
Spread the love

DB/Foto de Jot’Alves

O Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, anunciou ontem que o Hospital Distrital da Figueira da Foz (HDFF) será a sede de uma Unidade Local de Saúde (ULS), a nona a nível nacional. Este modelo de gestão clínica vertical junta o hospital e os Cuidados de Saúde Primários (através do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Mondego) na mesma estrutura.
Ricardo Mestre defendeu que as ULS proporcionam uma resposta à gestão clínica integrada e articulada adequada às necessidades de saúde da população.
Os utentes do SNS acabam por ser beneficiários da ULS, na medida em que se trata de um serviço integrado e articulado que inclui partilha de informação que permite uma resposta concreta para o problema de saúde de cada um, através de, por exemplo, consultas integradas, e uma maior proximidade ao paciente.
“A ideia é fazermos uma gestão vertical entre os centros de saúde e o hospital para que, em conjunto, possamos responder utilizando os recursos de forma articulada e integrada, para que os cuidados sejam prestados de acordo com as necessidades concretas de cada uma das pessoas que vivem nesta zona”, sustentou o secretário de Estado da Saúde.
Ricardo Mestre vincou que as ULS foram criadas “para podermos ter um SNS cada vez mais próximo das pessoas”. Por outro lado, “reforça a autonomia da gestão integrada entre os hospitais e os Cuidados de Saúde Primários dos recursos humanos e dos financiamentos”. Poderá, também, reduzir as chamadas falsas urgências hospitalares através do atendimento nos centros de saúde.
“Ótima notícia”
A presidente do conselho de administração do HDFF, Ana Raquel Santos, gostou do anúncio do secretário de Estado da Saúde. “É uma ótima notícia, que recebemos de braços abertos, com a noção de que temos um caminho para trilhar”, defendeu.
A ULS, acrescentou a gestora, “exige muito trabalho, mas é uma ótima notícia”. Em termos organizacionais, frisou ainda: “Vai permitir potenciar ainda mais o caminho que já vimos trilhando na integração de cuidados e de articulação com os Cuidados de Saúde Primários”.
Para aquela responsável, com a ULS, “vai ser ainda mais fácil conseguir a integração de cuidados [de saúde] em benefício da população”. Baseando-se na experiência acumulada pelas oito ULS do país, Ana Raquel Santos só encontra vantagens nestas estruturas.
Ricardo Mestre e Ana Raquel Santos falavam com os jornalistas à margem das comemorações dos 5 1 anos do HDFF, nas quais também participou a vice-presidente da Câmara da Figueira da Foz, Anabela Tabaçó.
O secretário de Estado da Saúde afirmou que o HDFF tem estado “na linha da frente” em diversas respostas do SNS. Destacou o cumprimento dos tempos de espera da resposta, que lhe permite ajudar outros hospitais, recebendo pacientes seus.
Por sua vez, a administradora do HDFF frisou o trabalho e a gestão dos últimos quatro anos. Ana Raquel Santos enfatizou os investimentos estruturais e a modernização dos serviços.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.