Coimbra: “A Música no Lugar Certo” foi ao IPO

Spread the love

DR

Haverá muitos “lugares certos” para a música. Mas poucos farão tanto sentido como os lugares em que ela tem um poder terapêutico. Foi, precisamente, com o objetivo de estimular o bem-estar físico e emocional dos utentes e equipas técnicas da unidade do IPO Coimbra que nasceu o projeto artístico “A Música no Lugar Certo”.
O primeiro concerto deste projeto-piloto decorreu na segunda-feira (dia 6), no Internamento – Especialidades Cirúrgicas 2 do IPO.
Promovido pela Direção Regional de Cultura do Centro, em colaboração com o Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra Francisco Gentil e a Orquestra Sem Fronteiras (OSF), com o apoio do BPI | Fundação “La Caixa”, esta iniciativa promove concertos mediados de música de câmara eletrónica, interpretados pelo “Quarteto Transversal”, convidando o público a ouvir o repertório e a conversar sobre o que a música e o momento lhe sugerem.

O primeiro de seis concertos

O Quarteto Transversal é o agrupamento vencedor das “Residências em Música de Câmara” da OSF de 2023, composto por Gabriela Martins (flauta), Rodrigo Teófilo (violino), Rafaela Riscado (viola d’arco) e Matheus Borges (violoncelo). Os jovens músicos são naturais do interior de Portugal, zona de atuação da OSF.
Neste primeiro concerto, o ensemble apresentou ao público o Quarteto em Ré Maior de Wolfgang Amadeus Mozart, K. 285, um dos três quartetos para flauta composta pelo austríaco em 1777, em Manheim, na Alemanha.
O projeto prevê a realização de um total de seis concertos que se destinam, exclusivamente, aos utentes e profissionais do IPO Coimbra. O próximo realiza-se no início do mês de abril.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.