Obras da Câmara condicionam ampliação da FCDEF

Spread the love

DB/Foto de Miguel Almeida

O possível fecho da avenida João das Regras, na margem esquerda do rio Mondego, medida prevista na Estratégia de Reabilitação Urbana de Santa Clara que o atual executivo camarário apresentou no final do ano passado, terá que ter contrapartidas para a Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEF).
Para que o projeto que o atual executivo quer implementar avance, é necessário que haja um desvio da via rodoviária para junto do Estádio Universitário, que vai interferir com terrenos da universidade.
No dia do aniversário da FCDEF, o vice-reitor da Universidade de Coimbra (UC), António Figueiredo, esclareceu que a reitoria está ainda em negociações com o executivo municipal, mas deixou uma garantia.
“O projeto de requalificação da margem esquerda do rio bate contra o projeto de expansão da FCDEF. Neste momento ainda estamos em negociação, mas para se concretizar a remodelação do complexo do estádio universitário em prol da cidade, a câmara terá que dar grandes contrapartidas ao Estádio Universitário e à FCDEF”, vincou.

À espera de alternativa

Também o diretor interino da FCDEF, Vasco Vaz, afirmou no dia da faculdade esperar uma alternativa para que esta se possa expandir.
“O projeto do novo edifício da FCDEF, junto ao Pavilhão 3, esbarrou nos planos urbanísticos da câmara para a margem esquerda do rio. Esperamos uma alternativa digna”, disse.
O vice-reitor da UC António Figueiredo fez questão de lembrar que o complexo do estádio universitário tem já obras aprovadas.
“A FCDEF continua a ter dificuldades nas infraestruturas, mas o caminho tem sido feito. Neste momento, a faculdade tem já aprovado o projeto para o início da intervenção para a nova biblioteca e uma nova sala de aulas com capacidade para 100 alunos. Este projeto trará um novo acréscimo à faculdade, até porque o local onde atualmente está a biblioteca poderá passar a servir para lecionar”, disse.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.