Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz ficam em 2º lugar no “Quartel Electrão”

Spread the love

As oito associações humanitárias de bombeiros voluntários do distrito de Coimbra, que aderiram à campanha Quartel Electrão, recolheram, em 2022, 949 quilos de pilhas, 789 quilos de lâmpadas e mais de 235 toneladas de equipamentos elétricos usados, o que perfaz um total de mais de 237 toneladas de aparelhos em fim de vida enviados para reciclagem, foi ontem anunciado.
Em nota de imprensa enviada ao DIÁRIO AS BEIRAS, o Electrão-Associação de Gestão de Resíduos refere que, “como contrapartida por este envolvimento no esforço da reciclagem, as associações do distrito vão receber mais de 21 mil euros em prémios face às quantidades recolhidas”.

Cantanhede recebe Prémio Aderente
O 2.º prémio absoluto, no valor de cinco mil euros, convertível em equipamentos de proteção individual, foi este ano atribuído à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz (AHBVFF), que reuniu 75 toneladas de equipamentos elétricos usados. Esta corporação acumula, ainda, mais 5.630 euros, tendo em conta cada tonelada recolhida, acrescenta o comunicado.
Para Lídio Lopes, presidente da AHBVFF, este “é um prémio agridoce”, já que o objetivo era mesmo o 1.º lugar. “Ficamos com a sensação de que poderíamos ter feito algo mais, pois queríamos trazer a viatura de combate a incêndios [prémio para o 1.º classificado] para a Figueira da Foz”. Para que isso possa acontecer no próximo ano, o dirigente apela desde já “aos figueirenses que nos ofereçam os seus equipamentos em fim de vida, para obter o 1.º lugar e trazer a viatura”.
Já o Prémio Novo Aderente, criado para incentivar a adesão à campanha por parte de novas associações, também fica no distrito, atribuído à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede. De acordo com a nota de imprensa, “esta foi a associação estreante que reuniu a maior quantidade de equipamentos, 63 toneladas, e pelo esforço recebe um prémio de 750 euros em cartões pré-pagos de combustível.”
Por cada tonelada recolhida, as associações recebem uma compensação financeira de 75 euros, sendo ainda criado, em 2022, um incentivo financeiro para premiar as associações que recolheram mais de 30, 45 e 60 toneladas.

Prémio principal para Amarante
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Amarante, no distrito do Porto, recolheu o maior volume de equipamentos a nível nacional e ganha, por isso, nesta edição, o 1.º prémio: um veículo ligeiro de combate a incêndios no valor de mais de 58 mil euros, refere o comunicado.
A corporação recolheu, ao longo do ano passado, mais de 128 toneladas de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados. “Como contrapartida por esse esforço recebe, também, 9.582 euros em prémios face às quantidades recolhidas”, acrescenta.

Resultados nacionais
No total, a nível nacional, os bombeiros das 179 associações humanitárias que participaram no Quartel Electrão recolheram, o ano passado, cerca de 2.300 toneladas de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados.
Na 7.ª edição do Quartel Electrão, que decorreu de janeiro a novembro de 2022 e que teve como parceiro a Liga dos Bombeiros Portugueses, foram reunidas oito toneladas de pilhas, 39 toneladas de lâmpadas e 2.247 toneladas de equipamentos elétricos usados, termina a nota de imprensa.

8.ª edição já arrancou
A 8.ª edição do Quartel Electrão já arrancou em janeiro deste ano e vai terminar a 30 de novembro, precisa o comunicado do Electrão-Associação de Gestão de Resíduos. No site www.ondereciclar.pt é possível localizar o quartel aderente mais próximo para entregar pilhas, baterias, lâmpadas e outros equipamentos elétricos usados.
| José Armando Torres

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.