Trabalho em rede reforçado durante Plano de Contingência

Spread the love

DB/Foto de Pedro Ramos

As temperaturas baixas previstas até ao próximo dia 1 de fevereiro vão obrigar o município de Coimbra a manter acionado o Plano de Contingência para Pessoas em Situação de Sem-Abrigo no concelho. A medida entrou em vigor esta terça-feira, pelas 18H00, e segundo a vereadora com o pelouro da ação social, obriga “a um maior trabalho em rede” entre as instituições que integram o Núcleo de Planeamento e Intervenção em Sem-Abrigo de Coimbra (NPISA/C), com especial enfoque nas equipas de rua, bem como às entidades que operam no Centro Reforço Solidário de Coimbra (CRESC). “Na primeira noite de vigência do plano, não houve situações a reportar”, afirmou a autarca ao DIÁRIO AS BEIRAS.
Ana Cortez Vaz referiu que as indicações dadas às equipas de rua é de que, caso sejam encontradas pessoas em situação de sem-abrigo e que não sejam conhecidas destes elementos, “devem sensibilizá-los para a existência de espaços onde podem pernoitar sem estarem sujeitos às baixas temperaturas”. Caso seja necessário, e para aqueles que pretendam passar a noite na rua, há a indicação para lhe serem entregues cobertores, roupa ou, até mesmo, servida uma bebida quente ou alguma comida para ajudar a passar melhor as horas de maior frio.
O Pátio da Inquisição, a rua Adelino Veiga, Praça do Comércio, rua Visconde da Luz, rua da Sota, rua da Sofia, rua do Brasil, Avenida Fernão de Magalhães, Viadutos da Casa do Sal, Calhabé e da Segurança Social, Celas junto às traseiras do Centro Comercial “Mayflower”, traseiras da Casa Municipal da Cultura, Igreja de São José e rua dos Oleiros perto da Loja do Cidadão são os locais de passagem obrigatória das equipas de rua durante a noite, mas a ronda – que também é feita durante o dia – pode passar por outros locais desconhecidos mas que apontem para a possibilidade de ali estarem pessoas em situação de sem-abrigo.

Equipa alargada

Para além do Departamento de Ação e Habitação Social e da Companhia Municipal de Bombeiros Sapadores, o plano municipal envolve também a Polícia de Segurança Pública, a Guarda Nacional Republicana, os Bombeiros Voluntários de Coimbra e de Brasfemes, o Centro Distrital de Segurança Social de Coimbra e as Equipas de Rua, Centros de Abrigo e restantes entidades que integram o NPISA/C. Como a população abrangente do programa tem maior incidência na zona urbana da cidade, também estão envolvidas a junta de freguesia de Santo António dos Olivais, a União das Freguesias de Coimbra, a União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades e a União de Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.