Sábados para a Infância estão de regresso

Spread the love

DR

Tem início no próximo sábado – com uma oficina de ilustração de Ana Biscaia – a programação de 2023 dos Sábados para a Infância no Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra.
Entre janeiro e março, as propostas incluem 15 iniciativas, entre espetáculos de teatro e música, oficinas e sessões de histórias. Entre os artistas convidados estão Catarina Moura, Cláudia Sousa, Vânia Couto, Alex Lima, Hugo Inácio, Joana Corker e Erika Machado, para além do Cendrev e de Ricardo Kalash. Como novidade neste primeiro trimestre, assinala-se o reforço da presença do Guarda Chaves, que conduzirá, uma vez por mês, visitas a diferentes espaços da cidade.
“Almofadando”, com Ana Biscaia, abre o mês de janeiro, e propõe uma oficina para o desenho de novas almofadas, inspirada pelo “Primeiro livro de poesia”, de Sophia de Mello Breyner Andresen, com ilustrações de Júlio Resende. A primeira iniciativa dos Sábados para a Infância em 2023 acontece a 7 de janeiro, entre as 10H30 e as 13H00. A inscrição custa 10 euros.

No mês de janeiro

Ainda em janeiro, as manhãs de sábado incluem uma nova sessão de Flores de Livro, com Cláudia Sousa, para maiores de três anos (dia 14, às 11H00), o espetáculo de teatro “Jeremias Peixinho”, do Cendrev, com encenação de José Caldas (dia 21, às 11H00) e a oficina de trava-línguas, concebida e dirigida pela cantora Catarina Moura (dia 28, às 11H00).

Música e histórias do Brasil

No segundo mês do ano, o Brasil está em destaque: o músico e cantor Alex Lima abre o ciclo de cultura brasileira com a oficina de música “Canções ilustradas”, no dia 4. Uma semana depois (dia 11), Ricardo Kalash dirige uma oficina de teatro inspirada pela “Lenda de Saci Pererê”, para crianças entre os 6 e os 12 anos. No dia 18, no transformado espaço do sub-palco do teatro, o mesmo Alex Lima e Vânia Couto apresentam o concerto “Outros tempos do canto”, que junta músicas tradicionais do Brasil e Portugal. Finalmente, a 25 de fevereiro, a artista Dani Zulu dirige uma oficina de ritmo e percussão corporal, pensada para crianças a partir dos seis anos. No programa de março destaca-se a estreia de Hugo Inácio como dinamizador das oficinas de teatro (dia 4, para crianças entre os 6 e os 12 anos); o regresso de Ricardo Kalash com uma oficina para crianças mais novas (dos três aos cinco anos, no dia 11); a dupla Joana Corker e Erika Machado, com uma nova edição da oficina “Como se desenha a Música?…”; e os “Contos da Caixa” de Helena Faria.

O Guarda Chaves passeando pela cidade

Neste novo ano os Sábados para a Infância estendem-se por alguns domingos, graças ao famoso Guarda Chaves. A irreverente e provocadora personagem criada por Ricardo Kalash oferece três visitas guiadas a três espaços da cidade recheados de história e de segredos: o Seminário Maior (dia 8 de janeiro, já esgotada), o Pátio da Inquisição (5 de fevereiro) e o Jardim Botânico (5 de março).

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.