Figueira da Foz: Reis Magos recebidos por multidão

Posted by
Spread the love

Pedro Agostinho Cruz

Na Figueira da Foz, manda a tradição que, em vez de três, sejam seis os Reis Magos a desfilarem e a convergirem junto ao presépio instalado na praça 8 de Maio, onde visitam o Menino Jesus e distribuem guloseimas pelas crianças. Os cortejos são realizados pela Sociedade Filarmónica Dez de Agosto e pela sua congénere Sociedade Filarmónica Figueirense.
Mas não foi sempre assim. “Esta versão tem 25 anos. Antes, cada uma das coletividades realizava o seu desfile, cruzavam-se junto ao presépio e cada um dos cortejos seguia o seu caminho”, afiançou Rui Brochado, dirigente da Dez de Agosto. Desde então, não só param como também se juntam.
A seguir àquela paragem, segue-se a peça de teatro “Autos pastoris”, nas duas coletividades. Este ano, porém, apenas a Figueirense manteve a tradição, com repetição amanhã, pelas 21H30, na sua sede, e no dia 15, pelas 15H30, na igreja matriz da Figueira da Foz.
Este ano, na noite de quinta-feira, com frio mas sem chuva, foram muitas as pessoas que assistiram à chegada dos seis Reis Magos à praça 8 de Maio, cujo desfile fizeram a cavalo. Os desfiles de 2020 e 2021 não se realizaram, por causa da pandemia.

Pode ler a notícia completa na edição impressa e digital do DIÁRIO AS BEIRAS

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.