Vila Nova de Poiares: Orçamento de 11,4 milhões dá prioridade à educação

Spread the love

DR

A Assembleia Municipal de Vila Nova de Poiares – reunida em sessão ordinária – aprovou o Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2023, num valor de cerca de 11,4 milhões de euros.
O presidente da câmara, João Miguel Henriques, adiantou que “este é um orçamento equilibrado onde, sem descurar o reequilíbrio financeiro em curso, continuamos a assegurar a realização de investimentos estruturantes para o concelho e a manter os níveis de recuperação financeira iniciados há nove anos”.
Neste contexto, contou com os votos favoráveis do PS, mas a abstenção da bancada do PSD e o voto contra do membro eleito pela CDU.
As contas feitas para o próximo ano contemplam verbas para despesas que registaram um aumento muito significativo, como a eletricidade, para a qual estão previstos 350 mil euros – sendo que este valor pode aumentar, dado que não está finalizado o novo contrato de fornecimento de energia – e o aumento dos combustíveis, prevendo nesta rubrica um total de 120 mil euros.
Na perspetiva do autarca, “são valores que representam importante impacto” num orçamento em que o peso do serviço de dívida, recordou, ronda os 800 mil euros.

Um milhão de euros para a Educação

O presidente da câmara destaca as dotações para o Ensino Não Superior, com 898 mil euros, em que 411 mil euros serão apenas para as cantinas e 195 mil euros para os transportes escolares.
A Proteção Civil tem uma dotação de 220 mil euros (divididos pela limpeza de faixas de gestão de combustível, o pagamento da EIP – Equipa de Intervenção Permanente – e a intervenção na cobertura da garagem do parque de viaturas do Centro Municipal de Proteção Civil).
Outras das rubricas com grande impacto são os transportes rodoviários e vias municipais, consumindo uma dotação de 629 mil euros, sendo que a maior fatia vai para a melhoria de arruamentos, com 300 mil euros e 250 mil euros para a melhoria de estradas e caminhos.
Entre outras rubricas com menos dotação está o terminal logístico, empreendedorismo e espaços de co-working no edifício do Mercado Municipal.

Colónia municipal em Quiaios vai sofrer obras

Na Ação Social, a dotação global é de 293 mil euros, divididos entre a requalificação do edifício da colónia de Quiaios, o programa “Nascer+”, funcionamento da CPCJ e os custos com tarifários sociais da APIN.
No que concerne ao Ordenamento do Território, João Miguel Henriques sublinhou que o maior montante – 736 mil euros – será para as ciclovias e percursos pedonais, num projeto que promove a mobilidade sustentável, acrescentando as dotações de 70 mil euros para a manutenção de edifícios municipais, 25 mil euros para o plano de pormenor da expansão do Pólo II da Zona Industrial, 45 mil euros para construção de passeios e 37 mil euros para projetos de arquitetura do Parque Verde.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.