Site da autarquia de Cantanhede sobe ao top 10 nacional

Posted by
Spread the love

DR

Cantanhede está no top 10 do ranking dos municípios com melhor presença na internet. Trata-se do resultado de um estudo da Universidade do Minho que avaliou os sites das 308 câmaras municipais portuguesas.
Correspondendo com sucesso à avaliação de vários requisitos do estudo, conquistou o “diploma de reconhecimento da qualidade do desempenho global” do respetivo site.
A melhor performance da página do município é na área da “importância e pertinência da informação facultada e a sua atualidade”, em que a Câmara Municipal de Cantanhede obteve a pontuação máxima, embora em ex-equo.
Por outro lado, os “serviços online” obtiveram o 2.º lugar na eficiência de mecanismos existentes no portal web, designadamente o licenciamento de pequenas obras, autorização para ocupação de espaço público [publicidade na via pública]”, “requisição de plantas do PDM” e “requisição de licença de habitabilidade”, entre outras.
O designado Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais (IPIC) foi desenvolvido pelo Observatório da Sociedade da Informação da Universidade do Minho, em parceria com a Agência para a Modernização Administrativa e a Universidade das Nações Unidas (com sede em Tóquio, no Japão).
A presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, recebeu a distinção das mãos do reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira, no decurso de uma cerimónia realizada na reitoria da instituição de ensino superior.

Investimento digital foi feito “com a prata da casa”

A líder da autarquia sublinha “o lugar de destaque obtido pelo Município de Cantanhede no ranking global e em dois critérios de avaliação fundamentais ao nível dos sistemas de informação”. Considera ainda que “é corolário do investimento que a autarquia tem efetuado nos últimos anos, não só em tecnologia e software, mas também no reforço da capacitação das equipas da Divisão Modernização, Inovação e Qualidade e da Divisão de Comunicação”.
Os resultados são fruto de “um trabalho estruturado e consistente dessas equipas; fizemos tudo com a prata da casa e eu congratulo-me muito com isso”, acrescentou Helena Teodósio, acrescentando estar a “ombrear com municípios que contratualizaram serviços externamente a empresas especializadas”.
A autarca garante que Cantanhede “vai continuar com a modernização das suas plataformas digitais”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.