Opinião: Ano em Revista

Posted by
Spread the love

Chegados à última semana do ano é altura de realizarmos retrospectiva dos principais acontecimentos de 2022.
Volvidos pouco mais de dois anos após o surgimento dos primeiros casos de Covid-19, o crescimento dos índices de vacinação no Brasil antecipava um cenário de regresso à normalidade. Com a redução dos casos de infetados e consequente decréscimo nos níveis de mortalidade, as atividades comerciais abriam suas portas e lentamente retornavam a sua rotina.
Em meados de Fevereiro, com a ofensiva militar realizada pelo regime autocrático Russo manobrada a partir de Moscovo pelo Presidente Vladimir Putin, o cepticismo e desconfiança de uma retomada econômica agudizavam a já debilitada situação econômica. Setores produtivos, importadores/exportadores e até mesmo simples civis, foram os principais impactados com o vil ataque perpetuado pela Rússia.
Para tornar o ambiente ainda mais dramático o Brasil tinha ainda umas eleições para decidir o futuro do país. O fracasso retumbante de uma Terceira Via, deixou a discussão para dois velhos conhecidos, que mais não fizeram que acentuar a polarização que fere o país há muitos anos. Certamente não faltarão desafios para Lula da Silva governar no próximo quadriénio, mas destaca-se a chance perdida por Jair Bolsonaro e seu Ministro da Economia Paulo Guedes, para (no mínimo) realizarem as reformas tributárias necessárias ao país e o protagonismo (exagerado?) do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
Para finalizar, não podemos esquecer do Campeonato do Mundo de Futebol no Qatar, onde a euforia a cada atuação da seleção relativizava parte dos problemas do país, o sonho do “Hexa” estava bem vivo na cabeça dos brasileiros e de certa forma os unia em um objetivo comum. Até nesse ponto, com a vitória do seu maior rival de sempre não foi de acordo com as expectativas.
Resta-nos olhar para 2023 com bastante otimismo e desejar que seja melhor para todos nós!! Feliz 2023!!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.