Exploratório e Águas de Coimbra promovem exposição sobre a água

Posted by

Facebook do Exploratóeio – Ciência Viva de Coimbra

A empresa municipal Águas de Coimbra vai assinar um protocolo de cooperação para exibir no Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra uma exposição sobre a água, foi hoje anunciado.

O protocolo vai ser assinado entre as duas entidades, no âmbito da apresentação no Exploratório de “Água – Uma exposição sem filtro”.

A apresentação da mostra e formalização do acordo está agendado para quarta-feira, às 14:30, no Exploratório, com a presença do presidente da Águas de Coimbra, Alfeu Sá Marques, e do diretor do Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra, Paulo Trincão.

“Água – uma exposição sem filtro” marca uma vida nova no Exploratório que, desta forma e com a abertura recente do novo espaço dedicado aos mais pequenos, o Labirinto, completa uma reformulação geral da sua oferta expositiva”, afirma o exploratório, numa nota de imprensa hoje enviada à agência Lusa.

Numa altura em que a escassez de água começa a “atingir severamente o país e afeta milhões de pessoas em todo o mundo”, o Exploratório apresenta uma exposição que é, simultaneamente, “um alerta e uma oportunidade” para que todos assumamos a “quota-parte da responsabilidade que nos cabe no uso eficiente desse bem precioso que permite a vida na Terra: a água”.

A exposição dá voz ao “direito básico a água potável com a ajuda da ciência, da tecnologia e o compromisso de todos. Num registo positivo, cativante e, acima de tudo, consciente, convida a experimentar e a descobrir as múltiplas facetas da disponibilidade e uso deste bem essencial”.

A mostra surge no contexto da Década Internacional para a Ação – Água para o Desenvolvimento Sustentável e enquadra-se no Objetivo 6 da Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, ou seja, alcançar o acesso a água e saneamento para todos, até 2030.

Composta por 30 módulos interativos, a mostra apresenta-se em três línguas – português, inglês e espanhol.

“Em quatro áreas temáticas são explorados os contrastes entre a vida com e sem acesso a água, em cenários presentes e futuros”, concluiu a mesma nota.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.