Bispo de Coimbra visitou bairro social renovado

Spread the love

Depois de ter sido alvo de uma requalificação, no âmbito do programa “Bairros Saudáveis”, que permitiu não só beneficiar as 14 habitações e os espaços adjacentes, mas também desenvolver diversas atividades de cariz social, ambiental e de saúde com os moradores, o Bairro São Vicente de Paulo, na vila de Arganil, foi reinaugurado quarta-feira e benzido pelo bispo de Coimbra, Virgílio Antunes.

Considerando que “este momento tem um significado bem maior do que aquilo que parece, porque significa o cuidado que uma comunidade tem para com todos aqueles que nela moram”, o bispo de Coimbra sublinhou que “este é um trabalho que resultou de esforços conjugados de pessoas e de instituições, todas munidas do mesmo amor e caridade para com o seu próximo”.

Na ocasião, Vanessa Oliveira, contando que “o panorama do bairro é muito diferente hoje em dia”, frisou que este “foi um processo difícil e trabalhoso, que envolveu sentimento, dedicação e bastante trabalho, mas foi um processo que valeu a pena”, assegurou a coordenadora deste projeto, designado de “Arco-íris – Vem dar cor à tua vida”. Informando que a maioria dos moradores já estão a trabalhar ou em formação, a técnica superior de animação socioeducativa, ressalvando que o bairro “renasceu das cinzas e isso é de valorizar”.

Um bairro mais acolhedor

No uso da palavra, o reitor Lucas Pio, declarando que o bairro, desde que existe, “caiu no esquecimento”, enalteceu o projeto em curso, no qual a autarquia foi um grande parceiro”. Para além da requalificação das habitações, este projeto permitiu “trabalhar com as pessoas do bairro”, referiu o pároco. Dirigindo-se aos moradores do bairro, Lucas Pio, sublinhou que podem contar “sempre com a igreja”.

Presente também nesta visita ao bairro, acompanhado pelos vereadores Luís Almeida e Filipe Frias, Luís Paulo Costa agradeceu “o contributo que todos deram”. “Temos, hoje, um bairro muito mais amigável, recetivo e acolhedor, com muitas condições para os que aqui estão”, disse o presidente da Câmara de Arganil. O Bairro São Vicente de Paulo, onde moram pessoas carenciadas a título gratuito, entrou em funcionamento em 1959 e nunca tinha tido nenhuma intervenção.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.