Luís Antunes: “Esta é a melhor feira do mel e da castanha do país”

Posted by
Spread the love

Foto de CMLousã

Está de regresso a 31.ª Feira do Mel e da Castanha, na vila da Lousã, que tem como objetivo “promover os produtos endógenos, os produtores locais e, também, as artes de produção”, referiu Luís Antunes, presidente da Câmara Municipal da Lousã, durante a apresentação pública do evento, que decorreu ontem na Casa das Condessinhas.
Durante os três dias, o certame vai decorrer no Parque de Municipal de Exposições onde estarão presentes 60 produtores locais com principal destaque para o mel e para a castanha mas, também com outros produtos da época. Em redor do espaço serão colocadas mais duas tendas. Uma será dedicada aos produtos da região, onde haverá bancas com queijos, enchidos, vinhos e cerveja artesanal. A outra tenda será para as tradicionais “Tasquinhas”, que serão exploradas pelas cinco associações das quatro freguesias do concelho.
A iniciativa conta também com um componente sustentável, em que será adotado um copo reutilizável, pelo custo de 0,50, reembolsável.

Rouxinol Faduncho e Alvim animam a festa
Os grandes destaques do programa são as atuações do músico e comediante, Rouxinol Faduncho que sobe ao palco dia 18 (sexta-feira), pelas 22H00, e de Fernando Alvim que anima o certame no dia 19 (sábado), a partir das 23H30. No dia 20 (domingo), o destaque vai para a realização do magusto tradicional “para mostrar aos mais jovens como se realizava esta festividade”.

Feira para promover identidade do concelho
“Este é um momento feliz, em poder retomar este evento que ao longo dos tempos tem assumido uma dimensão nacional, principalmente, no que diz respeito aos produtos endógenos da Serra da Lousã”, afirmou o autarca. “É um evento que vai ao encontro da nossa identidade e do valor presente no concelho”, acrescentou.
Luís Antunes considera que tem “um programa diversificado e de qualidade que pretende ser um estímulo para os produtores de mel e dos produtos endógenos que são identitários do concelho, que traz os ecos da serra e nos leva para o futuro”.
A sessão de apresentação contou com a presença da Ana Paula Sançana, da Cooperativa Lousãmel e de Fernando Martins, diretor regional da Direção regional de Agricultura e Pescas do Centro onde se discutiu alguns problemas associados à produção destes produtos,

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.