SMTUC vai adquirir 22 novos autocarros elétricos

Posted by
Spread the love

DR/Pedro Ramos

Os transportes municipalizados de Coimbra vão comprar 10 autocarros elétricos standard (12 metros) e outros 12 miniautocarros elétricos (sete metros) num valor total de 7,6 milhões de euros (a que acresce IVA) para modernizar a sua frota.
A notícia foi ontem avançada na reunião da Câmara Municipal de Coimbra, na sequência do processo de adjudicação e aprovação da minuta do concurso pública. A proposta de compra indica duas empresas vendedoras – Carbus e Oceântia, respetivamente, com valores de 4,25 milhões de euros e 3,36 milhões de euros.
O negócio conta com financiamento da Europa ao abrigo de uma candidatura ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).
A decisão dos lotes a adquirir coube a um júri escolhido desde em maio último, por deliberação do Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).
Este procedimento de aquisição é semelhante a um outro, de fevereiro de 2020, quando foram adjudicados sete miniautocarros elétricos de sete metros e respetivos carregadores de baterias, no valor global de 1,8 milhões de euros, bem como dois miniautocarros elétricos de seis metros e respetivos carregadores. Em maio do mesmo ano foram adjudicados à BYD Europe B.V. cinco autocarros elétricos de transporte urbano de passageiros de doze metros e cinco carregadores de baterias, no valor global de quase 2,38 milhões de euros acrescidos de IVA à taxa legal em vigor.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.