Reforço de três pontes será realizado pelas câmaras de Arganil e Pampilhosa da Serra

Posted by
Spread the love

DR

Três pontes que ligam os concelhos de Arganil e Pampilhosa da Serra – localizadas em Cartamil, Casal Novo e Mata, entre a União das Freguesias de Cepos e Casal Novo e a Freguesia de Fajão – vão ser reabilitadas num esforço conjunto e de recursos de ambas as autarquias.
As obras nas três pontes sobre o rio Ceira foram ontem anunciadas, mas o início das empreitadas só está previsto para janeiro de 2023, de forma a ficarem concluídas antes do início do verão, se for respeitado o prazo de execução de quatro meses.
O contrato de parceria para a reabilitação das infraestruturas foi assinado pelos presidentes das câmaras de Arganil e da Pampilhosa da Serra, Luís Paulo Costa e Jorge Custódio, respetivamente, à margem da reunião do Conselho Intermunicipal da CIM Região de Coimbra, que teve lugar no Mosteiro de Folques no passado 20 de outubro.

Investimento é repartido em partes iguais
O custo global do conjunto das três intervenções, na ordem dos 80 mil euros, será suportado por ambas as autarquias em partes iguais, sendo que o Município de Arganil assume a posição de dono da obra, ou seja responsável pelo lançamento da empreitada e pela contratualização do projeto de execução e dos serviços de fiscalização.
A reabilitação e consolidação das pontes de Cartamil, Casal Novo e Mata surge na sequência de uma inspeção realizada a estas estruturas de responsabilidade municipal, promovida pela autarquia de Arganil.

Inspeção revelou exigência de consolidação das pontes
Do estudo realizado por entidade especializada, concluiu-se “haver a necessidade de se realizarem melhorias nas condições estruturais e funcionais das pontes”, referem os serviços.
“Os problemas detetados deixaram-nos de imediato em alerta e levaram-nos a agir, com o objetivo muito claro de melhorar as condições de estabilidade destas infraestruturas e garantir a segurança das pessoas”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa.
A importância da parceria estabelecida e dos esforços desenvolvidos foi reforçada e enaltecida pelo presidente do Município da Pampilhosa da Serra: “Saúdo a excelente colaboração entre as partes na concretização deste projeto, que permite a resolução conjunta dos problemas”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.