Câmara de Miranda do Corvo compra desfibrilhadores para equipamentos desportivos

Posted by
Spread the love

DR/CM MIranda do Corvo

O  município de Miranda do Corvo comprou cinco desfibrilhadores automáticos externos (DAE) que vai disponibilizar a diversos equipamentos desportivos municipais e associativos, anunciou hoje a autarquia.

“Queremos criar aqui condições de segurança aos atletas que utilizam os equipamentos desportivos municipais”, disse o vereador Rui Godinho à agência Lusa, indicando que a medida, já nesta fase, abrange a Casa do Povo de Miranda do Corvo e o Grupo Desportivo dos Moinhos.

Trata-se de “equipamentos de uso fácil” que serão igualmente postos ao serviço da comunidade em espaços desportivos escolares, estando prevista a aquisição de outros DAE com este objetivo.

“Estes desfibrilhadores podem evitar muitos problemas de saúde e até salvar vidas”, sublinhou Rui Godinho, que, no executivo liderado por Miguel Baptista, tem responsabilidades nas áreas do desporto, associativismo, juventude, turismo, proteção civil e gestão da floresta contra incêndios, entre outros pelouros.

A proposta de aquisição dos cinco DAE, aprovada na última reunião da Câmara Municipal, representa um investimento de 12.500 euros, mais IVA, e abrange “a formação de técnicos para habilitação a operar com os aparelhos”.

O pavilhão e a piscina municipal de Miranda do Corvo, no distrito de Coimbra, são dois dos equipamentos agora contemplados.

O DAE, afirmou o município em comunicado, “é um dispositivo médico portátil que permite, em situações de paragem cardiorrespiratória, analisar o ritmo cardíaco”.

“Nos casos indicados, [permite] aplicar um choque elétrico com o intuito de se restabelecer um ciclo cardíaco normal, revertendo situações de paragem cardíaca e evitando assim a morte da vítima”, explicou.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.