Opinião: Ainda agora vou e já estou a pensar no regresso

Posted by
Spread the love

Vamos entrar num mês de férias de eleição para milhares de portugueses. Confesso que, há muitos, muitos anos, eu preferia não tirar férias em agosto, porque com grande felicidade minha o telemóvel era usado muito poucas vezes.
Com o bom da vida a aparecer – aparece sempre, apesar de por vezes nos sentirmos mal connosco, muito pior connosco do que com outros, ou, os outros – a família tomou a decisão certa.
Um “mesinho” a fazer “nenhures” era o objectivo; aliás, continua a ser!
Vamos entrar num mês em que habitualmente se tomam muitas decisões – os decisores políticos e não só – porque é a altura do ano em que a malta anda distraída!
Umas decisões boas, menos boas, menos más e más! Cada um avaliará!
Confesso que estou expectante, dado que, quando o silêncio é ruidoso algo estará para acontecer! Espero não ficar muito surpreendido, nem desapontado, se a “coisa se der”!
Na verdade, dependendo da zona onde se passam as férias, no regresso a casa as “coisas” poderão parecer mais caras ou mais baratas!
Por exemplo: se estivermos no Algarve durante todo o mês, no regresso Setembro poderá parecer o melhor, leia-se mais barato mês do ano, porque tudo parece dado. Mas, se formos para um local mais baratinho, damos por nós a apelidar de ladrão o mais comum e barateiro dos comerciantes.
Se um café custar 2 euros no Algarve, e se no regresso a casa o continuarmos a pagar a 0,75 – o que duvido! – é um alívio para o bolso. Mas se pelo contrário, num local baratinho pagarmos os mesmos 0,75 e em Coimbra passarmos a pagar 1 euro – o que é possível e natural – desejamos “voltar para a ilha”!
Não é preciso ser muito curioso nem grande conhecedor da matéria, para perceber que o custo de vida vai aumentar e nada vai continuar como dantes.
Se a inflação sobe, e os juros também para a tentar travar, então junta-se “ a fome com a vontade de comer”!
Somos um país, dizem periférico, mas que poderá passar a ter uma posição estratégica muito importante, diria até determinante, para a sua recuperação económica. Algum dia haveria de ser bom estarmos afastados do centro da Europa!
A política e a estratégia internacional apontam para que esta seja uma verdade em breve, dado que a continuação da guerra é má para os países envolvidos e os países limítrofes, mas pode não ser assim tão má para os outros…da Europa, claro!
Mas até que tudo se estabilize e haja uma ordem social diferente vai passar muito tempo. E será esse tempo que Portugal deverá aproveitar para “arrancar” definitivamente como um país moderno.
Será necessário, rapidamente, que a justiça cumpra o seu papel em defesa dos cidadãos, e não continue a deixar-se enredar por legislação que protege os mais fortes. Leia-se, com mais poder financeiro e de influência!
Poderemos estar num ponto de viragem importante num mundo complicado, mas que nós deveremos simplificar!
Se calhar, calhando, quando chegarmos a meio de agosto já alguns Ministros – de ambos os géneros, quem sabe? – já deixaram de ter um “tinóni” para se deslocar. Outros vão a correr comprar a gravata ou o lenço da moda, porque andar bem vestidinho tem outra pinta e o nosso Primeiro não brinca!
Ainda agora vou e já estou a pensar no regresso. Vá-se lá saber porquê!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.