Homenagens e protesto assinalam 134 anos da AAC

Spread the love

“Foto:DR”

Em dia de aniversário, a Associação Académica de Coimbra (AAC) demonstra que mantém vivo o espírito reivindicativo. Esta tarde, os dirigentes associativos vão manifestar o desagrado pela ausência do prato social nas Cantinas São Jerónimo (que foi retirado durante a pandemia), reivindicando “uma promessa já feita há largos meses”.

A ação de protesto – durante a qual os estudantes vão, eles próprios, servir o almoço aos colegas –, está marcada para as 12H30 nas Cantinas Rosa (São Jerónimo).

“Queremos a reposição do que foi tirado e do que nos foi prometido. Queremos uma ação social capaz de responder aos desafios e anseios de uma comunidade académica debilitada com a pandemia. Queremos as cantinas rosa e amarela abertas com prato social, e queremos já”, exige a AAC.

Os estudantes lembram ainda que a oferta de prato social nas cantinas universitárias tem vindo a diminuir nos últimos anos, de forma acentuada, “implicando uma deterioração da rede de ação social anteriormente existente na academia”.

“Nos últimos 10 anos, três unidades alimentares encerraram portas, implicando uma concentração massiva da procura dos estudantes nas cantinas ainda existentes”, criticam.

A ação de protesto é uma de várias das iniciativas que servem para assinalar a data de aniversário da mais antiga associação estudantil do país.

| Leia a notícia completa na edição de hoje do DIÁRIO AS BEIRAS

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.