Centro Comunitário de Inserção está a apoiar 800 pessoas

Spread the love

“DB-A.A.”

Mais de 800 pessoas estão a ser apoiadas pelo Centro Comunitário de Inserção (CCI) da Cáritas Diocesana de Coimbra. O número foi ontem dado a conhecer ao DIÁRIO AS BEIRAS pela diretora–técnica deste equipamento de intervenção comunitária. Cristina Melo reconheceu que é uma área que obriga a “muita resiliência”, pois “qualquer mudança que possamos fazer na vida destas pessoas é sempre visto como uma mais-valia”.

A habitação e a saúde mental são os principais problemas com que a entidade se depara diariamente na zona das antigas freguesias da Almedina, São Bartolomeu e parte da Sé Nova. Uma boa parte dos casos dizem respeito a famílias monoparentais com crianças a cargo, mas as preocupações aumentam quando as pessoas que recebem o Rendimento Social de Inserção as procuram para obterem uma ajuda relativamente ao aluguer de um quarto para poderem dormir. “É muito complicado vermos que muitos dos nossos casos apenas conseguem aceder a espaços sem as mínimas condições, mas mais vale isso do que deixá-los a dormir na rua”, afirmou Cristina Melo.

Relativamente aos processos na área da ação social, o CCI foca a sua atenção nas áreas do emprego, saúde e educação, mas também na legalização de muitas das famílias monoparentais vindas do Brasil e Angola.

Para assinalar os 20 anos, o CCI decidiu promover um concurso de poesia e prosa. Mais de meia centena de textos participaram na 1.ª edição que tinha tema livre mas que obrigava os concorrentes a terem de usar as palavras “comunidade” e “livros” nos textos enviados para concurso. Na poesia, a vencedora foi Tânia Cruz D’Oliveira com o poema “Natália” e o 2.º lugar foi entregue a Athos Ronaldo Miralha da Cunha com a poesia “Bumbos”. No concurso de prosa, Eunice da Silva Santos venceu com o texto “Vou escrever um livro” e Maria Licínia Girão ficou em 2.º lugar com “Desassossego”.

Notícia completa na edição impressa e digital do DIÁRIO AS BEIRAS de 29/11/2021

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.