Sofia Gomes é a melhor júnior portuguesa de sempre num Mundial

Spread the love

Foi uma prova duríssima, marcada por muitas quedas, que deitaram por terra os sonhos das duas atletas portuguesas, mas, ainda assim, a conimbricense Sofia Gomes, atleta do União Vilanovense, de Vila Nova de Outil – Cantanhede, conseguiu o melhor resultado de sempre para uma júnior portuguesa no Campeonato do Mundo de Estrada, a decorrer na Flandres, Bélgica.

A jovem de 18 anos terminou os 75,2 km do circuito urbano de Lovaina na 38.ª posição, a 6m04s da campeã do mundo, a jovem britânica Zoe Backstedt, que terminou a prova em ao 1h55m33s de corrida (média de 39,048 km/), vencendo, ao sprint, a americana Kaia Schmid.

A progressão de Sofia Gomes foi afetada por várias quedas no pelotão, a primeira logo no arranque, que a fizeram perder muito tempo para as atletas da frente. Sofia ainda recuperou na segunda das cinco voltas do circuito, mas o “fosso” que se foi cavando para as primeiras classificadas continuou a aumentar, sobretudo depois de uma nova queda à entrada para a terceira subida do circuito, a mais difícil, que viria a “partir” completamente a corrida.

Apenas 15 ciclistas ficaram na frente, e menos ainda num grupo de perseguição, que se fundiu num único grupo, incapaz de acompanhar o andamento de Zoe Backstedt e Kaia Schmid. Sofia Gomes ficou-se por um terceiro grupo e já não conseguiu alcançar as primeiras.

“Fiquei em várias quedas, ainda consegui recuperar, mas quando se deu a queda maior já não pude voltar à frente. Percebi também que temos de trabalhar mais para estarmos a este nível”, disse, em declarações à Federação Portuguesa de Ciclismo.

Apesar dos azares, o 38.º lugar final é o melhor de sempre para Portugal nesta categoria, depois do 44.º de Tata Martins, em 2017, e do 83.º de Daniela Campos em 2018.

Beatriz Roxo terminou a corrida na 59.ª posição, a 6m28s da vencedora.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.