Sofia Gomes é a melhor júnior portuguesa de sempre num Mundial

Foi uma prova duríssima, marcada por muitas quedas, que deitaram por terra os sonhos das duas atletas portuguesas, mas, ainda assim, a conimbricense Sofia Gomes, atleta do União Vilanovense, de Vila Nova de Outil – Cantanhede, conseguiu o melhor resultado de sempre para uma júnior portuguesa no Campeonato do Mundo de Estrada, a decorrer na Flandres, Bélgica.

A jovem de 18 anos terminou os 75,2 km do circuito urbano de Lovaina na 38.ª posição, a 6m04s da campeã do mundo, a jovem britânica Zoe Backstedt, que terminou a prova em ao 1h55m33s de corrida (média de 39,048 km/), vencendo, ao sprint, a americana Kaia Schmid.

A progressão de Sofia Gomes foi afetada por várias quedas no pelotão, a primeira logo no arranque, que a fizeram perder muito tempo para as atletas da frente. Sofia ainda recuperou na segunda das cinco voltas do circuito, mas o “fosso” que se foi cavando para as primeiras classificadas continuou a aumentar, sobretudo depois de uma nova queda à entrada para a terceira subida do circuito, a mais difícil, que viria a “partir” completamente a corrida.

Apenas 15 ciclistas ficaram na frente, e menos ainda num grupo de perseguição, que se fundiu num único grupo, incapaz de acompanhar o andamento de Zoe Backstedt e Kaia Schmid. Sofia Gomes ficou-se por um terceiro grupo e já não conseguiu alcançar as primeiras.

“Fiquei em várias quedas, ainda consegui recuperar, mas quando se deu a queda maior já não pude voltar à frente. Percebi também que temos de trabalhar mais para estarmos a este nível”, disse, em declarações à Federação Portuguesa de Ciclismo.

Apesar dos azares, o 38.º lugar final é o melhor de sempre para Portugal nesta categoria, depois do 44.º de Tata Martins, em 2017, e do 83.º de Daniela Campos em 2018.

Beatriz Roxo terminou a corrida na 59.ª posição, a 6m28s da vencedora.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.