Universidade de Coimbra manifesta pesar pela morte de Norberto Pires

Spread the love

Joaquim Norberto Pires, de 55 anos, morreu ontem na sequência de um violento acidente próximo da Mealhada, confirmou fonte universitária. Professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e especialista em robótica, destacou-se também pela sua grande envolvência social e política.

Hoje a Universidade de Coimbra (UC) “manifestou profundo pesar” pelo desaparecimento de Joaquim Norberto Cardoso Pires, membro do Conselho Geral da instituição e Professor Associado com Agregação do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC.

“A notícia do desaparecimento prematuro do Colega a Amigo Norberto Pires apanhou-nos a todos de surpresa. É uma perda inestimável para a UC, mas não há dor maior do que aquela que os seus entes queridos estão neste momento a passar, por isso aproveito esta oportunidade para apresentar os meus sentidos pêsames”, expressou o Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão.

“Foi com enorme pesar e consternação que o Conselho Geral recebeu a notícia abrupta do falecimento do Professor Norberto Pires. Hoje a Universidade de Coimbra e o seu Conselho Geral perderam, de forma irreparável e insubstituível, um grande Professor e Investigador, um extraordinário Empreendedor e Inovador e sobretudo um grande Homem. Em nome do Conselho Geral da UC dirijo, de forma muito sentida, os mais sentidos pêsames à Universidade de Coimbra e à Família do Professor Norberto Pires”, refere, por sua vez, a Presidente do Conselho Geral da UC, Gabriela Figueiredo Dias

Membro desde 2020 do Conselho Geral, órgão do qual era Coordenador da Comissão de Inovação, Serviço e Relação com a Comunidade, Norberto Pires construiu um longo e vasto percurso enquanto docente e investigador da Universidade de Coimbra com especialização em Automação e Robótica. Mais informações sobre o seu percurso académico e profissional estão disponíveis em https://www.jnorbertopires.pt/apresentacao/.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.