Telmo Pinão usa prótese desenvolvida pelo ISEC nos Jogos Paralímpicos de Tóquio

Spread the love

FOTO DR

O paraciclista Telmo Pinão vai participar nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, que decorrem até 5 de setembro, com uma prótese desenvolvida pelo Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC).

“Se não fosse esta prótese, provavelmente deixaria de ser atleta de alta competição”, afirma Telmo Pinão, citado num comunicado daquela instituição de ensino.

O atleta, que em junho se sagrou vice-campeão europeu de fundo em paraciclismo, na Áustria, vai participar na prova de pista, nos três mil metros de perseguição e no contrarrelógio de estrada.

“Como tenho confiança neste novo dispositivo, o meu objetivo é, no mínimo, trazer o diploma que me assegurará a ida ao Paris 2024”, salienta.

Segundo o ISEC, Telmo Pinão é um dos pioneiros do paraciclismo em Portugal. Foi amputado de parte da perna esquerda em 2002 e, em 2008, comprou uma bicicleta mesmo sem ter a certeza de que conseguiria pedalar.
“A sua dedicação e o gosto pela modalidade levaram-no depois a apostar no ciclismo”, refere o comunicado.

O presidente do ISEC realça a importância de colocar a engenharia ao serviço da sociedade: “Queremos demonstrar a mais-valia de interagir com a comunidade desportiva neste projeto em concreto, mas desejamos também estender mais parcerias a outros domínios, desportivos ou não”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.