A Câmara Municipal de Coimbra recebeu 112 candidaturas para o concurso que foi aberto para a criação da imagem da candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027. De acordo com a autarquia, esta foi a forma que o município encontrou para reforçar o envolvimento da comunidade e incentivar a participação dos cidadãos no processo de elaboração da candidatura, tal como aconteceu com a escolha do mesmo tema para a terceira edição do Orçamento Participativo do município.
Os trabalhos estão a ser, agora, avaliados pelo júri do concurso que, até ao momento, se mostrou satisfeito com a quantidade e a qualidade das propostas rececionadas. A cada proposta será atribuído um número, de forma a preservar o anonimato dos concorrentes. Este trabalho conta com a colaboração de consultores externos ao município, os quais não têm direito a voto.
A avaliação é feita de acordo com os seguintes critérios: integração e coerência globais (tem um peso de 30 por cento na pontuação final e valoriza o logotipo nas suas vertentes textual, gráfica, estética ou outra, nas diferentes peças da proposta); qualidade criativa direcionada (tem um peso de 30 por cento na pontuação final e valoriza a capacidade de criação de um logotipo que faça notar com evidência o claim da candidatura); originalidade (tem um peso de 40 por cento na pontuação final e valoriza a qualidade estética, a originalidade e a diferenciação do logotipo face a outras entidades, especialmente em relação a outras cidades que já conseguiram o título de Capital Europeia da Cultura).
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