“A Igreja e o Mundo precisam de um novo Pentecostes”

Spread the love

O Pentecostes é uma das celebrações mais importantes do calendário cristão e comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo. Para assinalar esta data, que é celebrada 50 dias depois do domingo de Páscoa e ocorre sete dias depois da celebração da Ascensão de Jesus, o Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, presidiu à celebração na Igreja de Santa Cruz.
Uma celebração com sabor especial, como reconheceu o prelado, pois da mesma forma que os apóstolos saíram do “confinamento” do cenáculo para iniciarem a obra da Evangelização, “as comunidades cristãs, sob a Luz do Espírito Santo, retomam o encontro semanal para a celebração da Eucaristia, depois de mais de dois meses de ausência de missa pública”. Na homilia, D. Virgílio Antunes reconheceu que os tempos atuais exigem “um novo Pentecostes, para que todos tenhamos um discernimento adequado para viver cada uma das situações” com que nos vamos deparando ao longo da nossa vida.
Sobre a reabertura dos espaços de culto, e que aconteceu precisamente no final do mês mariano, o Bispo de Coimbra salientou o exemplo dado por Maria. “Maria, como evangelizadora e como aquela que anuncia a presença de Jesus Cristo, é também aquela que fortalece a esperança de todos e de cada um de nós”, frisou o prelado.

 

Notícia completa na edição impressa e digital do DIÁRIO AS BEIRAS de 01/06/2020

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.