Covid-19: Anadia investe 800 mil euros em prevenção e apoio à retoma económica

Posted by
Spread the love

FOTO DR

A Câmara de Anadia anunciou hoje que as medidas de prevenção, mitigação e apoio à retoma económica, no âmbito do combate à propagação da pandemia covid-19, ascendem a 800 mil euros do orçamento municipal para 2020.

O executivo liderado por Teresa Cardoso aprovou, neste contexto, um novo pacote de medidas extraordinárias para apoiar o tecido social e económico do concelho, denominado “ANADIA estamos JUNTOS”, que visa “devolver estabilidade” às famílias e empresas do concelho.

“É tempo de relançar a economia do concelho e de retomar o caminho do crescimento sustentado e da qualidade de vida”, refere Teresa Cardoso.

A autarca acrescenta que as medidas complementares “cumprem o dever especial de proteção autárquica” a munícipes, famílias, associações e empresas.

“Direcionar, de forma responsável e atempada, recursos financeiros do orçamento municipal, que contribuam para apoiar os anadienses no combate aos efeitos causados pela covid-18 é necessário e prioritário”, defende.

As medidas complementares foram incluídas no “Programa Municipal de Apoio Extraordinário ao Tecido Social e Económico”, aprovado em março, que pode ser consultado em www.cm-anadia.pt.

O programa vigora até ao final de 2020, podendo sofrer ajustes em função da evolução da situação epidemiológica e de normas e orientações provenientes da Direção-Geral da Saúde e do Estado, frisa a autarquia bairradina.

No novo pacote de medidas destaca-se o apoio ao comércio local, com a criação de “um programa, com quatro medidas, que “visa promover e recuperar o consumo, incutindo aos cidadãos o hábito de comprarem nos estabelecimentos locais”.

Para além de uma campanha de promoção do comércio local e tradicional em diversos meios, a autarquia vai disponibilizar sacos com mensagens impressas.

Foi ainda criado um selo distintivo para espaços comerciais, um dístico para colocar à entrada de cada estabelecimento comercial, que indica o cumprimento das regras de higiene e segurança.

No segundo semestre do ano, a autarquia tenciona disponibilizar um cartão eletrónico que ajude a fidelizar clientes através da acumulação de pontos que podem ser trocados por serviços nas estruturas municipais.

A câmara pretende ainda agregar todos os comerciantes do concelho numa plataforma digital.

O programa municipal virado para o tecido económico de Anadia abrange também as empresas que dependem da exportação.

“O alargamento do programa à participação de empresas do concelho em certames nacionais e internacionais, para o ano de 2021 (em virtude do cancelamento dos certames em 2020), é uma das medidas delineadas, complementada pelo trabalho a desenvolver com AICEP, IAPMEI, ACIB e AIDA, e o envolvimento e constante diálogo com a diáspora anadiense pelo mundo fora, fortalecendo as relações e, assim, estimulando as ligações comerciais”, garante a autarquia.

O programa contempla ainda o apoio à empregabilidade, em articulação com a Associação Comercial e Industrial da Bairrada e o Instituto do Emprego e Formação Profissional.

“Neste caso, pretende-se atrair novas empresas para o concelho e divulgar ofertas de emprego”, refere a autarquia.

Portugal contabiliza 1.135 mortos associados à covid-19 em 27.581 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

O país encontra-se em situação de calamidade, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de março.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.