Requalificação da Zona Industrial à espera do visto do Tribunal de Contas

Posted by
Spread the love

Mira vai investir 1,5 milhões de euros na requalificação das infraestruturas da Zona Industrial afetadas pelos incêndios de 2017, estando à espera do visto do Tribunal de Contas para começar as obras.
“Estamos só a aguardar luz verde do Tribunal de Contas para arrancar com a empreitada de requalificação e ampliação do Polo I da Zona Industrial, o que deverá acontecer durante o mês de fevereiro”, disse ontem à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal de Mira, Raul Almeida.

Recuperação
após os incêndios
A empreitada resulta de uma candidatura para a reabilitação das infraestruturas afetadas pelos incêndios de outubro de 2017, ao abrigo do aviso CENTRO-53-2018-16, que foi aprovada em 2019.
Tem um prazo de execução de 15 meses e será financiada em 85% por fundos comunitários, no âmbito do programa Portugal 2020, tendo sido inscrita no Orçamento e Grandes Opções do município para este ano, que conta com cerca de quatro milhões de euros em projetos aprovados, uns em execução e outros em fase de adjudicação.
“A par da requalificação da rede viária do concelho, o investimento na Zona Industrial marcará o arranque de 2020 em termos de investimentos”, garante o autarca.

Requalificação
da rede viária
A requalificação da rede viária do concelho, no valor de 1,3 milhões de euros, e a empreitada para requalificação e manutenção das pistas clicáveis, são suportadas integralmente por fundos municipais.
“O ano de 2020 é fundamental na execução dos projetos do Portugal 2020”, surgindo como “um ano de execução física e financeira das obras comparticipadas pelo quadro comunitário”, refere Raul Almeida.
A intervenção na Zona Industrial, que sofreu prejuízos avaliados em 32 milhões de euros nos incêndios de 2017, passa pela abertura de um novo arruamento a Sul bem como uma nova ligação com a Estrada Nacional 109.
“O projeto de execução tem em consideração e respeito pelos elementos paisagísticos originários do local. Teve como base tornar a ZI do Polo I funcional de acordo com a atual legislação e garantir uma maior proteção aos incêndios futuros que poderão ocorrer na zona florestal das imediações”, pode ler-se na apresentação da requalificação.

Notícia completa na edição impressa de hoje

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.