Palmeiras perde e Flamengo de Jorge Jesus é campeão no Brasil

Spread the love

Clube de Regatas do Flamengo

O Flamengo, treinado pelo português Jorge Jesus, sagrou-se hoje campeão brasileiro de futebol, beneficiando da derrota do Palmeiras, principal perseguidor, em casa com o Grémio, por 2-1, na 34.ª jornada da prova.

Um dia depois da conquista da Taça Libertadores, com um triunfo sobre o River Plate (2-1), o Flamengo garantiu, mesmo sem jogar, o sétimo Brasileirão da sua história, o primeiro desde 2009. Depois de uma primeira parte sem golos, o Grémio, quarto classificado, colocou-se em vantagem aos 69 minutos, através de uma grande penalidade de Everton, mas o Palmeiras responde aos 83′, também de penálti, por Bruno Henrique.

Quando a equipa da casa procurava chegar à vitória, num lance de conta ataque, Pepe, aos 94’+, deu o triunfo ao Grémio e confirmou o título do Brasileirão ao Flamengo e Jorge Jesus. O Flamengo volta assim a festejar o título brasileiro, repetindo os sucessos de 1980, 1982, 1983, 1987, 1992 e 2009. O Palmeiras, com 10 títulos, continua a ser a equipa que mais vezes ganhou o principal campeonato de futebol do Brasil.

Jorge Jesus é o primeiro treinador português campeão num país da América do Sul

Um dia depois da conquista da Taça Libertadores, Jorge Jesus tornou-se o primeiro português a vencer um campeonato nacional na América do Sul, ao arrebatar, sem jogar, o título brasileiro pelo Flamengo. A derrota caseira do Palmeiras face ao Grêmio selou o sexto título do “mengão”, e primeiro desde 2009, com quatro jornadas por disputar, num trajeto iniciado por Abel Braga e finalizado pelo técnico luso, de 65 anos.

Jorge Jesus recebeu a equipa no terceiro lugar, atrás de Palmeiras e Santos, mas não demorou a ultrapassá-los e a ganhar grande avanço, que lhe permite colocar as ‘mãos’ no ‘Brasileirão’ com apenas 34 jornadas disputadas. O técnico brasileiro estreou-se a 14 de julho, com uma goleada caseira por 6-1 sobre o Goiás, em encontro da 10.ª jornada, mas, depois, só ganhou um dos três jogos seguintes – 1-1 fora com o Corinthians, 3-2 ao Botafogo e 0-3 no reduto do Bahia.

O embate na Arena Fonte Nova aconteceu em 04 de agosto e foi a primeira e também a única derrota do Flamengo no campeonato sob o comando de Jorge Jesus. Depois desse desaire, há três meses e 20 dias, o conjunto carioca já vai em 21 jogos sem perder (18 vitórias e três empates, com 48-14 em golos), para um total, em 25 jogos, de 20 vitórias, quatro igualdades e um desaire, com 58-21 nos golos.

Mundial de clubes em dezembro

Jesus, que ainda pode ganhar em 2019 o Mundial de clubes, prova em que terá no Liverpool o principal adversário, fez história, pois nenhum técnico luso havia arrebatado um campeonato na América do Sul e só dois haviam triunfado no continente americano.

Guilherme Farinha, atualmente com 63 anos venceu dois títulos na Costa Rica, ao serviço do Alajuelense, em 1999/00 e 2000/01, enquanto Pedro Caixinha sagrou-se campeão mexicano em 2014/15, ao comando do Santos Laguna. Os técnicos lusos não têm grande historial na América, ao contrário do que acontece na Europa, em África e na Ásia, já que, na Oceânia, não há registo de triunfos.

 

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.