Estudantes desenvolvem app para juntar turistas a locais

Spread the love

Um grupo de estudantes de várias nacionalidades, entre os quais um aluno da Universidade de Coimbra (UC), está a desenvolver uma aplicação que serve para juntar turistas a habitantes locais. Os alunos estão a participar no programa European Innovation Academy, a decorrer em Cascais, e precisam de apoio para passar à fase seguinte.

Afonso Castiço, que terminou agora a licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC é o único português do grupo, que conta com dois canadianos, um alemão e uma americana. “Encontramo-nos a desenvolver uma aplicação para smartphone chamada “4Birds” para facilitar a comunicação e interação entre turistas e habitantes locais de centros urbanos”, explica o conimbricense, de 21 anos.

“Após alguma pesquisa e contacto com turistas, percebemos que na perspetiva de um turista, que visita por exemplo, Coimbra, é bastante fácil descobrir os pontos turísticos da cidade, os restaurantes, mas no que toca a conhecer os habitantes de Coimbra, identificámos uma barreira de interação bastante difícil de transpor”, argumenta Afonso Castiço.

O grupo está neste momento em competição para conseguir apresentar o projeto a investidores reais e fazer com que passe do papel à realidade. “Estamos ainda na fase de protótipo, pelo que a nossa app ainda não está disponível nas lojas convencionais”, explica Afonso Castiço. Por isso, é agora essencial “reunir apoio para passar à fase seguinte”, refere. “O que pedimos é que as pessoas coloquem o endereço de email no nosso website – https://4birds.world/ – para conseguirmos alcançar a próxima fase”, apela.

 

Notícia completa na edição impressa de hoje

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.