Carnaval com folia e muita animação pela região

Spread the love

Foto Arquivo-Luís Carregã

Este fim de semana, começam um pouco por toda a região os corsos carnvalescos, mas a festa não é só feita de desfiles e em muitos locais, o Carnaval já começou.
É o caso de Buarcos, na Figueira da Foz, onde ontem desfilaram 1.700 crianças do ensino pré-escolar e 1.º Ciclo no Carnaval infantil. A iniciativa foi solidária e ecológica (com a participação da Águas da Figueira) e angariou mais de uma tonelada de alimentos para distribuir por duas instituições da cidade.
A festa (que este ano comemora 40 anos), para os mais velhos, por outro lado, começa já hoje, com o Desfile Nocturno das Escolas de Samba, pelas 22H00, na avenida do Brasil.
No domingo e na terça-feira (3 e 5 de março), pelas 15H00, o Grande Corso Carnavalesco tem também aqui lugar. A entrada para ambos os corsos custa quatro euros. As crianças até aos 12 anos não pagam.

Desfile noturno regressa à Mealhada
Na Mealhada, este ano, a novidade é o regresso do desfile noturno, que se estreou no ano passado em substituição do corso de domingo. Realiza-se na noite de segunda-feira, pelas 21H30.
Para além deste desfile, há os já habituais corsos de domingo e de terça-feira, que têm início pelas 15H00. O custo de entrada é de cinco euros por pessoa e de mais três para quem utilizar as bancadas.
Para além dos desfiles, há tenda noturna que já começou ontem e vai decorrer até ao último dia, diariamente, pelas 22H00. Hoje atua Axé Brasil e Toque Social. Segue-se amanhã Samba do Chalé e, segunda-feira, é a vez de Nuno Bastos. Na terça-feira de Carnaval há Pegada Careoca. A entrada é livre.

Tradições de Entrudo
Na Aldeia do Xisto de Aigra Nova (concelho de Góis) o Carnaval é festejado com tradição. As máscaras de cortiça são protagonistas na 13.ª Corrida do Entrudo nas Aldeias do Xisto de Góis que se realiza domingo, a partir das 08H30.
Os participantes vão passar pelas Aldeias do Xisto da Pena, da Cerdeira, por Esporão e Ponte Sotão. Pelo caminho, “vão declamar quadras jocosas sobre os vizinhos, atormentar as velhas e seduzir as novas”, explica a organização.
Haverá também um almoço convívio, bailarico e animação, assim como um ateliê de construção de máscaras em cortiça, entre outras iniciativas.

Desfiles inclusivos em Mira
“O Mundo da Fantasia” é o tema do Carnaval do concelho de Mira. No domingo, dia 3 de março, há corso carnavalesco na Praia de Mira, pelas 14H30. Terça-feira de Carnaval, o desfile é na vila de Mira, à mesma hora. Em ambos os dias, os Reis do Carnaval serão utentes da CerciMira dando um carácter inclusivo a estes festejos. São esperadas cerca de 600 participantes em ambos os corsos.
Por outro lado, a programação já começou ontem, com o desfile das escolas e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) que passou pelo centro de Mira.

Miranda do Corvo espera o maior Carnaval de sempre
Em Miranda do Corvo, a folia também vai passar pelas ruas da vila com dois corsos carnavalescos, domingo e terça-feira, ambos com início pelas 15H00, no Mercado Municipal.
São esperadas 300 pessoas a desfilar nos dois corsos, algo inédito na história da iniciativa, salienta a organização.
A animação dos corsos vai ser assegurada por Pauliteiros de Miranda do Douro (domingo) e por Funk You Brass Band (terça-feira).
Para além do corso infantil, que se realizou ontem, há ainda dois bailes com a banda Anarkia. Hoje, pelas 22H30, a festa realiza-se no Salão dos Bombeiros Voluntários e segunda-feira, à mesma hora, a festa tem lugar no Salão do Grupo Corvense.

Passear por caminhos de xisto no Carnaval
Na Pampilhosa da Serra, o Carnaval pode ser passado em passeio pelo Caminho do Xisto de Porto de Vacas. A iniciativa realiza-se já hoje, a partir das 10H30. O percurso promove “uma simbiose com a história da localidade e as gentes locais, caraterizadas pelo “saber receber””, refere nota do município. Pelas 13H00, realiza-se ainda um almoço (couves com feijão, carne e enchidos) que inclui animação musical com o grupo Ca’Gaita. Mais informações junto do município (235 290 335).

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.