Centenário do Armistício evocado com muita cultura

Posted by
Spread the love

Jorge Carvalho

O Núcleo de Coimbra da Liga dos Combatentes promove as comemorações do 100.º aniversário da assinatura do Armistício da Grande Guerra 1914-1918 e do 44.º aniversário do fim da Guerra do Ultramar. O programa tem início já a 7 de novembro, mas o ponto alto é no dia 14, com as cerimónias oficiais junto ao monumento da avenida Sá da Bandeira.

Na quarta-feira, 7 de novembro, é lançado, em Coimbra, o livro “A Malta do 23 na Grande Guerra”. A apresentação está agendada para as 14H30 na Liga dos Combatentes (Rua da Sofia).

Trata-se de fotografias inéditas de negativos de vidro de Abraão Coelho, um militar de Coimbra, representativas do quotidiano do Batalhão de Infantaria N.º 23 na Flandres. A seleção e edição é de Jorge Carvalho, membro da direção do Núcleo de Coimbra.

No mesmo dia, o historiador João Avelãs Nunes e o coronel Pedro Esgalhado participam numa mesa redonda, moderada por João Paulino, presidente do Núcleo da Liga dos Combatentes. É ainda inaugurada uma exposição com o espólio museológico do Núcleo e uma coleção de postais da época.

Depois, a 10 de outubro, sábado, realiza-se uma Caminha pela Paz, pelas ruas de Coimbra. A camisola para a participação pode ser adquirida na sede do Núcleo. Na noite desse dia, no Seminário Maior, atuam o Orfeon Académico de Coimbra e o Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra.

Por fim, a 14 de Novembro, junto ao monumento aos Combatentes da Grande Guerra, decorrem as cerimónias oficiais de comemoração do centenário do Armistício, sessão com uma forte componente militar. Antes, a partir das 15H00, é celebrada missa na igreja da Graça (Rua da Sofia).

Pode consultar a notícia na edição impressa desta segunda-feira, 29 de outubro

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.