Opinião: O lastimoso balanço do PS ( 2 )

Posted by
Spread the love

(continuação do artigo anterior)
9 – Reabilitação do IP3. O PS optou pelo mais barato. Apoiamos a requalificação do IP3, que traz óbvias melhorias, mas não corresponde às necessidades das populações e investidores e inviabiliza a solução de ligação direta, em autoestrada, a Viseu/Espanha. Para já só avança a obra mais baratinha, entre Penacova e a ponte do Dão, orçada em 15 milhões de euros; começará em 2019, por causa das eleições desse ano. Os restantes troços avançarão sabe-se lá quando, aos ritmos eleitorais… O Ip3 continuará a ter constrangimentos, riscos e acidentes graves, devido à orografia e às zonas do percurso onde apenas haverá uma faixa em cada sentido, criando engarrafamentos em períodos de maior tráfego. A redução do tempo de percurso é inferior ao publicitado, se for cumprido o código de estrada.
10 – Metro Mondego. Continua um mar de indefinições, ainda sem ser conhecida a opção pelo sistema de guiamento. O que vai acontecer em Coimbra? Sabe-se apenas que está a ser construído um ‘beco central’ na Baixa de Coimbra, de via única, e que a Câmara desistiu do importantíssimo túnel de Celas. Quantos anos vão passar, quantos milhões ainda se vão gastar e qual vai ser a solução para o percurso urbano? Naturalmente, antes das próximas autárquicas vai ser apresentado mais um powerpoint, como aconteceu no ano passado…
11 – Reabilitação do Parque Verde. Encerrado há 3 anos, os problemas do Parque Verde têm, desde o início, a assinatura do Dr. Manuel Machado e do PS, quando foi erradamente autorizada a sua construção em leito de cheia. Agora, com as areias do Mondego, o Parque Verde deveria ter sido elevado pelo menos um metro, mas o PS optou pela solução mais baratinha; continuará a haver cheias, mas as máquinas ficam no primeiro andar! Além disso, perdeu-se uma oportunidade de integrar o Parque Verde com um projeto de Piscinas Fluviais do Mondego. Triste…
12 – Estação de Coimbra B. A prometida e pouco ambiciosa modernização da estação de Coimbra-B, por cerca de dez milhões de euros, vai manter os problemas de funcionalidade e segurança atuais e inviabilizar a necessária estação intermodal, inserida numa nova centralidade da zona norte de Coimbra. Mais uma solução baratinha… Entretanto, por causa dos cortes, a CP acaba com o primeiro comboio alfa da manhã para o Porto!!!
13 – Novo Centro de Saúde da Fernão de Magalhães. De tantas vezes prometido, algum dia será feito! Mas alguém pode aplaudir uma obra que já era urgente há 30 anos atrás? Este é um dos muitos exemplos do marasmo da cidade. A que se soma o Palácio da Justiça, com terreno reservado há mais de 40 anos…
14 – Aeroporto de Coimbra. Sem vergonha e sem seriedade, o PS prepara-se para abandonar a promessa mais solene da sua campanha autárquica, deslocando a putativa localização mais para Sul e voltando a admitir o aeroporto de Monte Real.
15 – Reabilitação do Choupal. O PS diz que é um dos seus desígnios…
Desculpem a pergunta, porque é que o povo de Coimbra continua a votar no PS?

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.