Ortopedia do CHUC inova no tratamento de sequelas nas mãos

Posted by
Spread the love

Equipa cirúrgica: André Pinto, Rita Fideles, Martins Nunes, Joana Bonito e Alexandre Marques

A Unidade da Mão do Serviço de Ortopedia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) iniciou, com sucesso, o tratamento cirúrgico inovador em doentes com sequelas neurológicas nas mãos.
“A cirurgia realizada retoma uma ambição antiga do serviço voltar a ter programas e médicos habilitados a executar a cirurgia do plexo e a cirurgia dos nervos periféricos de modo a otimizar as capacidade sensitivas e motoras de doentes que as perderam na sequência de AVC ou traumatismos”, refere o diretor Fernando Fonseca, citado pelo CHUC.
Segundo a nota, esta recente e inovadora abordagem terapêutica, que teve início na quarta-feira, “vem permitir que pacientes com paralisias totais ou parciais resultantes de acidentes vasculares cerebrais (AVC), paralisias infantis ou traumatismos vertebro-medulares, melhorem a funcionalidade do membro superior”.

Microcirurgia em nervos periféricos
A cirurgia envolve uma atuação microcirúrgica em nervos periféricos, tendões ou articulações.
“A abordagem deste tipo de doentes é multidisciplinar, onde se inclui uma equipa de reabilitação, fundamental na referenciação e no seguimento terapêutico dos doentes”, salienta o CHUC.
O objetivo terapêutico é a melhoria das limitações nas atividades básicas diárias nos casos mais graves ou a recuperação funcional de gestos deficitários, fundamentais em atividades específicas ou laborais.

Notícia completa na edição impressa de hoje

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.